Jesus, o mestre da sutileza

Francisco Muniz



As grandes verdades espirituais são compreendidas mais facilmente quando a alma está sintonizada com os propósitos elevados da Vida. Quando é assim, os menores detalhes ganham ares de lições grandiosas graças à sutileza com que se manifestam. Jesus era um exímio especialista nesse tipo de ensinamento e o que Ele proclamava só era percebido pelos discípulos realmente versados no conhecimento das coisas celestiais.

Fora do círculo de seguidores mais íntimos do Mestre de Nazaré, poucos tinham a capacidade de entender as sutilezas com que as lições eram proferidas e mesmo entre os apóstolos havia quem demonstrasse alguma dificuldade de compreensão. Afinal, como aceitar de pronto a afirmação de que "o Reino de Deus está dentro de vós" sem outro parâmetro que não o secular, terreno?

No livro "Evangelho de Tomé", conta-se que, após ter feito certa pergunta aos 12, Jesus tomou o "apóstolo da dúvida" à parte para ensinar-lhe algo correspondente à resposta oferecida à questão. No retorno ao grupo, os outros quiseram saber o que Jesus lhe havia dito e Tomé respondeu isto:
- Se eu lhes contar o que ele me disse, vocês tomarão pedras para jogar em mim e dessas pedras saírá fogo que queimará vocês!

É sabido que aos discípulos Jesus falava abertamente sobre as verdade do Reino dos Céus, enquanto que para os leigos Ele usava o recurso das parábolas, "para que vendo, eles não vejam e ouvindo, não escutem".

Depreende-se, pois, que os 12 integrantes do colégio apostolar possuíam olhos de ver e ouvidos de ouvir, embora a lição envolvendo Tomé mostre algo diferente. É que o senso de compreensão corresponde aos respectivos níveis evolutivos, não havendo dois exatamente iguais, daí a importância da sutileza, como a dizer "para bom entendedor, meia palavra basta".





Comentários

  1. Vdd ,por isso o orai e vigiai,pq o reino de Deus está dentro de cada um de nós, conforme as nossas ações e atitudes p com o nosso próximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e só consegue orar bem e vigiar com eficácia quem já despertou para a verdade imortal.

      Excluir
  2. As diferenças evolutivas fazem com que vejamos, escutemos e sintamos as mesmas coisas de formas diferentes. Ainda assim, muitas coisas são compartilhadas e nos conectam. Sigamos conectados no amor de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cristo é O caminho da verdade e da vida. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!