Estrelas

Francisco Muniz



No anagrama, Estela contém Salete. Estela é estrela e brilha, brilhante sempre no céu. Esse brilho o vemos mesmo após a estrela ter morrido milhares, milhões de anos atrás. O brilho, luz!, é quase imperecível.

O bíblico rei Davi, para coroar seus feitos e representar sua grandeza entre os antigos hebreus, criou para si o símbolo da estrela de seis pontas, hoje presente na bandeira do Estado de Israel. Os dois triângulos superpostos significam mutuamente o Céu invadindo o mundo para santificá-lo e o mundo devassando o Céu em busca de sabedoria...

Seu filho, Salomão, famoso pela sabedoria, foi mais humilde e elegeu a estrela de cinco pontas, cuja imagem parece representar o homem com seus dois pés bem fincados no solo do planeta, os dois braços abertos para o infinito e a cabeça voltada para o alto, talvez buscando a divina inspiração.

Essa estrela, que em esperanto é verde e diz-se "kvin pint verda stela", também pode significar a vaga intuição de que nosso lugar não é a Terra, nem na Terra, mas em uma das milhares de faiscantes estrelas que nossos olhos contemplam no céu noturno.

Mais tarde, vindo do Alto para conclamar os homens a esses voos da alma, o Cristo, pela boca de Jesus, afirmaria que estamos no mundo - um grão de poeira no imenso Universo! - mas não pertencemos a ele, que estamos destinados ao Reino dos Céus, o qual mereceremos quando o construirmos no santuário do coração, só então espalhando-o por toda parte.

Nenhuma descrição de foto disponível.
s

Comentários