Cidades do Evangelho (6)

Francisco Muniz

Como sabemos, a Doutrina Espírita teve sua gênese na França, espalhando-se depois por todo o mundo graças ao trabalho exemplar de Allan Kardec e seus colaboradores, simpatizantes do ideal cristão, do qual o Espiritismo é o prosseguimento natural. Essa colaboração na tarefa do Codificador, à semelhança do que o Espírito de Verdade comenta no Prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo, afirmando que "os Espíritos do Senhor se espalham sobre todos os pontos do mundo", verificou-se também fora da França e do próprio continente europeu. Assim é que mensagens vindas da Argélia, então uma colônia francesa na África, bem como da Alemanha, da Polônia, da Suíça e da Bélgica constam das Instruções dos Espíritos que Kardec apresenta na terceira obra da Codificação, que em 2024 completa seus 160 anos de lançamento. Com a finalidade de continuarmos enriquecendo nossa cultura espírita, voltamos nossos olhos, agora, para as cidades que, pelas razões acima, têm alguma importância na disseminação dos postulados do Espiritismo, conforme a determinação do Cristo aos discípulos de todos os tempos: "Ide e pregai!"

6. Cracóvia



Uma das grandes cidades da Polônia, Cracóvia é considerada o coração daquele país, sua capital cultural e espiritual. Nela foram ditadas duas mensagens que Allan Kardec incluiu nas Instruções dos Espíritos do Cap. XI ("Amar o próximo como a si mesmo"), sobre "a fé e a caridade", e no Cap. XVI ("Servir a Deus e a Mamon") de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Ambas são assinadas por um Espírito protetor.

Já na Revista Espírita de fevereiro de 1861 Kardec registra "carta da Sra. T. D..., de Cracóvia, que constata os progressos do Espiritismo na Polônia, na Podólia e na Ucrânia. Essa senhora é médium há sete anos. Junta à sua carta quatro comunicações que atestam a bondade e a superioridade do Espírito que as traçou [muito possivelmente é o autor das mensagens relacionadas acima], e pede, entre outras coisas, para fazer parte da Sociedade".

A seguir, reproduzimos um histórico feito pelo confrade polonês Konrad Jerzak Vel Dobosz, dirigente da Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas, localizada em Varsóvia, dando conta do progresso que a Doutrina dos Espíritos realiza naquele país europeu. Suas palavras são parte da matéria lida no site O Consolador, que o entrevistou em julho de 2009. 

Segundo Jerzak, "a Polônia é um país que sofreu muitas guerras e muitas mudanças durante os últimos dois séculos, por isso nunca foi fácil desenvolver aqui atividades espíritas. Temos, porém, uma história muito rica relacionada ao trabalho científico ligado com os fenômenos espíritas. Antes da 2ª Guerra Mundial, tivemos médiuns conhecidos mundialmente, como Kluski ou Guzik, mas nunca houve aqui um verdadeiro movimento espírita parecido ao que existe agora em muitos países. Houve grupos, revistas, pesquisas científicas, mas parece que nada foi suficientemente fortalecido para sobreviver aos momentos difíceis. Apesar disso, a Polônia foi sempre um país importante para Allan Kardec, que relata na Revista Espírita os trabalhos feitos aqui, além de ter incluído em O Evangelho segundo o Espiritismo algumas mensagens ditadas em Cracóvia. A Polônia teve também grande importância para Léon Denis que, tendo muitos amigos poloneses, escreveu um prefácio especial para o leitor polonês na tradução polonesa do livro «Depois da morte». 

"A guerra e o advento do regime comunista mudaram completamente a situação do Espiritismo no país. As lutas diárias fortaleceram a posição da Igreja católica, cujo papel aumentou ainda mais quando um polonês, Karol Wojtyła, foi escolhido papa [trata-se de João Paulo II) e dos mais importantes na história da Igreja. Em face disso, o trabalho espírita que se realizava antes da guerra parou completamente, os livros de Kardec sumiram das livrarias e a doutrina caiu no esquecimento. Tivemos que esperar mais de 50 anos para que a mensagem espírita voltasse ao país. 

"Nos anos 90 do século passado, na cidade de Bydgoszcz apareceu um primeiro grupo espírita, que infelizmente não está mais ativo agora. Foram traduzidos os primeiros livros de Kardec. Os poloneses começaram a participar dos eventos espíritas internacionais. Tudo, porém, ainda é pouco se comparamos o trabalho efetuado aqui com o que conhecemos no Brasil ou mesmo na França ou outros países europeus. Acho, contudo, que a Polônia é capaz de exercer ainda um grande papel no movimento espírita. As pessoas aqui sabem fazer um laço entre o oeste materialista, mais desenvolvido do ponto de vista científico, e o leste, onde domina o misticismo e onde as pessoas parecem ficar mais perto de Deus.

"Hoje, como na Polônia o Movimento Espírita ainda está renascendo, não temos nenhuma organização oficial, excetuado o nosso grupo espírita, fundado em maio e já registrado com o nome de Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas. E mantemos também um portal espírita na internet, que vem crescendo a cada dia. Seu endereço é: www.spirytyzm.pl."

(Fonte: oconsolador.com.br)

Comentários

  1. O espiritismo é uma fonte de informações preciosas para o ser humano, se negligenciar nas pesquisas, nos estudos, e principalmente vivenciar os ensinos que essa doutrina oferece, qual será o destino de muitos de nós?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quanto mais buscarmos esclarecimentos, mais depressa chegaremos ao objetivo, que é o conhecimento de nós mesmos. Segundo Emmanuel, estagnar é o mesmo que retroceder, por isso é imprescindível seguir adiante com todas as forças.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!