Espíritos do Evangelho (33)

As "Instruções dos Espíritos" com que Allan Kardec encerrou alguns dos 28 capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo são todas assinadas e seus autores podem ser facilmente identificados, porquanto são personalidades da cultura francesa, alguns, enquanto outros têm seu nome ligado à história do Cristianismo, tendo sido ou apóstolos ou discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Uma parte deles, porém, preferiu resguardar-se no anonimato, utilizando codinomes que em geral não permitem devassar sua identidade, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, o próprio Kardec, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, não houve por bem ocultar seu verdadeiro nome, famoso na França do séc. XIX, em proveito da Doutrina dos Espíritos? Neste despretensioso trabalho tentamos lançar luzes novas sobre esses inolvidáveis colaboradores da Codificação, numa singela homenagem ao muito que fizeram em prol de nosso esclarecimento. Para tanto, fomos buscar informações disponíveis na Internet, em sites como o da Wikipedia e o da Federação Espírita Brasileira (FEB), dentre outros. Com isso, pensamos, é possível enriquecermos um pouco mais nossa cultura espírita. 

33. Francisco Xavier (Bordeaux, 1861)

O dia 7 de abril de 1506 assinala a data do nascimento de Francisco de Jassu y Javier, no Castelo dos Javier, perto de Pamplona, na Espanha. Aos 19 anos foi a Paris para estudar, ali permanecendo até seus 28 anos. Com Inácio de Loyola e mais cinco seguidores, fez o voto de caridade e pobreza, no dia 15 de agosto de 1534, do qual se originou a fundação da Companhia de Jesus. 

Sendo ordenado padre 3 anos mais tarde, ao contrário de Inácio de Loyola, que permaneceu na Europa, foi enviado ao Extremo Oriente. A serviço da monarquia portuguesa, fez de Goa, na Índia, o centro de difusão do seu apostolado. Sua obra rendeu frutos no Ceilão, nas ilhas do sudeste da Ásia e no Japão. 

Quando viajava para iniciar uma nova etapa missionária na China, morreu nas costas do país, aos 46 anos de idade, a 3 de dezembro de 1552, sem poder desembarcar no continente. 

Ficou conhecido como o Apóstolo da Índia. O valor desse jesuíta está em sua atitude pioneira de apostolado junto aos povos asiáticos. 

Os jesuítas detêm o mérito de terem sido, nas colónias de Espanha e Portugal, o único centro de cultura e um exemplo missionário nos séculos XVI e XVII. 

É no capítulo "Amai os vossos inimigos", em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que Francisco Xavier disserta a respeito do duelo, afirmando que "quando a caridade regular a conduta dos homens, eles conformarão seus actos e palavras a esta máxima: "Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam." 

De sua desencarnação à mensagem, ditada em Bordéus, em 1861, estabelece-se um período de 309 anos.  

(Fonte: ceecal.com)

Comentários

  1. Francisco Xavier disserta a respeito do duelo, afirmando que "quando a caridade regular a conduta dos homens, eles conformarão seus actos e palavras a esta máxima: "Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam."
    A 96% da humanidade hoje em dia, fazem dessa frase conto de fadas. Infelizmente.é l É o que ele está mostrado no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "quando" da frase se refere, é claro, ao futuro. Esse tempo está bem próximo, longe, portanto, de ser um conto de fadas. E esse tempo da caridade generalizada nós o veremos num ade nossas próximas reencarnações.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!