Espíritos do Evangelho (28)

Francisco Muniz

As "Instruções dos Espíritos" com que Allan Kardec encerrou alguns dos 28 capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo são todas assinadas e seus autores podem ser facilmente identificados, porquanto são personalidades da cultura francesa, alguns, enquanto outros têm seu nome ligado à história do Cristianismo, tendo sido ou apóstolos ou discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Uma parte deles, porém, preferiu resguardar-se no anonimato, utilizando codinomes que em geral não permitem devassar sua identidade, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, o próprio Kardec, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, não houve por bem ocultar seu verdadeiro nome, famoso na França do séc. XIX, em proveito da Doutrina dos Espíritos? Neste despretensioso trabalho tentamos lançar luzes novas sobre esses inolvidáveis colaboradores da Codificação, numa singela homenagem ao muito que fizeram em prol de nosso esclarecimento. Para tanto, fomos buscar informações disponíveis na Internet, em sites como o da Wikipedia e o da Federação Espírita Brasileira (FEB), dentre outros. Com isso, pensamos, é possível enriquecermos um pouco mais nossa cultura espírita. 



28. Emmanuel (Paris, 1861)

O Espírito que assina a primeira mensagem sobre o egoísmo nas páginas de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XI, item 11)  é o mesmo Emmanuel mentor do médium Francisco Cândido Xavier e que também consta, nos Prolegômenos de O Livro dos Espíritos, como um dos integrantes da plêiade do Espírito de Verdade que colaboraram com Allan Kardec na obra da Terceira Revelação de Deus aos homens, figurando ao lado de nomes veneráveis para a cultura universal.

Foi através da série conhecida como "Romances de Emmanuel" que ficamos conhecendo mais e melhor acerca desse amigo do Cristo, conhecer e intérprete do Evangelho como poucos. Assim, pela mediunidade psicográfica de Chico Xavier ele conta, no livro "Há 2.000 Anos", a história do orgulhoso senador Públio Lentulus que teve um único encontro com Jesus, durante infindos 60 segundos nos quais o Mestre pede sua adesão às verdades do Reino, porquanto seu orgulhoso saber mundano tinha limites bem estreitos...

O senador, porém, não se permite convencer e sofre miseravelmente, principalmente ao reconhecer seu erro quanto à condição da esposa, Lívia, que se eleva para o Cristo enquanto ele sofre provas dolorosíssimas. No entanto, "50 Anos Depois" (este é o título da continuação da história) ele renasce como o escravo Nestório e assim começa sua jornada redentora, tencionando aproveitar condignamente aquele minuto junto ao Cristo às margens do lago de Genesaré.

Já redimido e integrando a falange do Consolador, ele vem pela primeira vez às Terras do Cruzeiro na indumentária do padre Manuel da Nóbrega, aqui desenvolvendo um trabalho de evangelização dos povos primitivos que seria continuado por José de Anchieta. De volta ao Velho Mundo, agora na França, ele é o padre Damiano que assiste às necessidades espirituais da família de Madalena Vilamil, especialmente junto a Alcíone, a heroína da história.

É somente em 1927, no interior de Minas Gerais, que Emmanuel realiza a obra de sua vida, ao lado do jovem médium Francisco de Paula Cândido, então com 17 anos, estabelecendo uma parceria que só findaria cerca de 10 anos antes da desencarnação de Chico Xavier, em 2002. Através de Chico, cuja atuação mediúnica o mentor dirigiu com disciplinado rigor, Emmanuel enviou aos espíritas inúmeras mensagens de cunho doutrinário, tanto evangélicas quanto científicas, assim como chancelou a cooperação de muitos missivistas do Espaço, a exemplo dos Espíritos André Luiz e Humberto de Campos.

A ele, portanto, nosso esclarecimento acerca dos tempos apostólicos muito deve. 

Comentários

  1. Como está hoje em dia a alma de Chico Xavier no Plano Espiritual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como o Benfeitor Bezerra de Menezes, Chico sõ não está mais feliz no Mundo da Verdade por causa de nossa infeioridade moral, causa de nossos sofrimentos...

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!