Espíritos do Evangelho (18)

Francisco Muniz

As "Instruções dos Espíritos" com que Allan Kardec encerrou alguns dos 28 capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo são todas assinadas e seus autores podem ser facilmente identificados, porquanto são personalidades da cultura francesa, alguns, enquanto outros têm seu nome ligado à história do Cristianismo, tendo sido ou apóstolos ou discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Uma parte deles, porém, preferiu resguardar-se no anonimato, utilizando codinomes que em geral não permitem devassar sua identidade, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, o próprio Kardec, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, não houve por bem ocultar seu verdadeiro nome, famoso na França do séc. XIX, em proveito da Doutrina dos Espíritos? Neste despretensioso trabalho tentamos lançar luzes novas sobre esses inolvidáveis colaboradores da Codificação, numa singela homenagem ao muito que fizeram em prol de nosso esclarecimento. Para tanto, fomos buscar informações disponíveis na Internet, em sites como o da Wikipedia e o da Federação Espírita Brasileira (FEB), dentre outros. Com isso, pensamos, é possível enriquecermos um pouco mais nossa cultura espírita. 



18. Um Espírito Protetor (Bordeaux, 1863; 1861; Lyon, 1860; 1861; Paris, 1860; 1863; Cracóvia, 1861)

O eufemismo Espírito Protetor é utilizado pela Entidde comunicnte que assim assina as mensagens recebidas mediunicamente nas cidades francesas de Bordeaux, Lyon e Paris, além da polonesa Cracóvia. É possível que não se trate do mesmo Espírito, mas vários, sendo todos e cada um deles protetores dos médiuns que lhes serviram de intérpretes e estão na mesma condição do Anjo da Guarda já referido aqui anteriormente. 

Tudo para enfatizar o axioma de que muito mais vale a mensagem que o nome do mensageiro. Se, de acordo com Allan Kardec, devemos observar o fundo e não a forma dos ditados espirituais, bem mais valor tem o ensino moral dado pelos Espíritos que o nome de que eles se utilizam, uma vez que tais nomes podem não representar nada para o Homens, ao passo que o ensinamento fará muita diferença.  

Comentários