Espíritos do Evangelho (17)

Francisco Muniz

As "Instruções dos Espíritos" com que Allan Kardec encerrou alguns dos 28 capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo são todas assinadas e seus autores podem ser facilmente identificados, porquanto são personalidades da cultura francesa, alguns, enquanto outros têm seu nome ligado à história do Cristianismo, tendo sido ou apóstolos ou discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Uma parte deles, porém, preferiu resguardar-se no anonimato, utilizando codinomes que em geral não permitem devassar sua identidade, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, o próprio Kardec, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, não houve por bem ocultar seu verdadeiro nome, famoso na França do séc. XIX, em proveito da Doutrina dos Espíritos? Neste despretensioso trabalho tentamos lançar luzes novas sobre esses inolvidáveis colaboradores da Codificação, numa singela homenagem ao muito que fizeram em prol de nosso esclarecimento. Para tanto, fomos buscar informações disponíveis na Internet, em sites como o da Wikipedia e o da Federação Espírita Brasileira (FEB), dentre outros. Com isso, pensamos, é possível enriquecermos um pouco mais nossa cultura espírita. 



17. João, o Evangelista (Paris, 1863)

É de João, o apóstolo que Jesus amava, a mensagem do item 18 do capítulo d'O Evangelho Segundo o Espiritismo intitulado "Bem-aventurados os puros de coração". Muito a propósito, ele fala, ali, sobre o tema "deixai vir a mim os pequeninos" (ou "as criancinhas"), versando a respeito da recomendação do Cristo quanto a assemelhar-se a "esses seres de passos vacilantes" todo aquele interessado em ter acesso ao Reino dos Céus. Nessa mensagem, João afirma que o Espiritismo foi revelado para as mulheres, "que são todas mães".

Seu título de evangelista significa que ele é autor de um dos muitos relatos que se escreveram sobre a figura e a missão de Jesus de Nazaré na Palestina de dois mil anos atrás. Considerado excessivamente místico e, por isso, de difícil compreensão, o Evangelho de João é, em verdade, um compêndio da profundidade dos ensinamentos do Cristo, uma vez que cada palavra, cada número, cada conceito ali simbilizado traz lições que exigem acurada percepção dos aprendizes. João também é autor de um dos livros mais complexos do Novo Testamento, o Apocalipse, recebido mediunicamente quando o apóstolo encontrava-se cumprindo pena na ilha grega de Patmos, por ordem do imperador de Roma. 

Por ser o apóstolo que Jesus amava, foi a ele que o Messias confiou Maria, sua mãe, enquanto expirava na cruz, ao mesmo tempo em que dizia que doravante João seria também o filho da Santíssima. Por tal razão, assim que lhe foi mpossível, João instalou a Mãe do Senhor numa casinha humilde na cidade de Éfeso, onde Maria viria a desencarnar, em idade provecta. Além dos dois livros do Novo Testamento, ele também legou duas epístolas à cristandade, nas quais reforça o apelo do Cristo nos entido de nos esforçarmos para a prática do amor incondicional, a fim de mais merecermos das alegrias espirituais.

Comentários

  1. As mulheres tem muito o que agradecer a Maria mãe de Jesus, leva-me até a compreender a presença do lado feminino nas religiões.

    ResponderExcluir
  2. Olá, o que a Espiritualidade diz à respeito das criancinhas de hoje em dia? Com habilidades, inteligência elevada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos num momento decisivo para a Humanidade e o planeta atravessa os instantes cruciais de sua transição para mundo de regeneração e em razão disso muitos Espíritos comprometidos com essa mudança de status junto ao Cristo têm vindo para a Terra cooperar nesse processo - é o que nos informam os Amigos espirituais.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!