Espíritos do Evangelho (16)

As "Instruções dos Espíritos" com que Allan Kardec encerrou alguns dos 28 capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo são todas assinadas e seus autores podem ser facilmente identificados, porquanto são personalidades da cultura francesa, alguns, enquanto outros têm seu nome ligado à história do Cristianismo, tendo sido ou apóstolos ou discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Uma parte deles, porém, preferiu resguardar-se no anonimato, utilizando codinomes que em geral não permitem devassar sua identidade, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, o próprio Kardec, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, não houve por bem ocultar seu verdadeiro nome, famoso na França do séc, XIX, em proveito da Doutrina dos Espíritos? Neste despretensioso trabalho tentamos lançar luzes novas sobre esses inolvidáveis colaboradores da Codificação, numa singela homenagem ao muito que fizeram em prol de nosso esclarecimento. Para tanto, fomos buscar informações disponíveis na Internet, em sites como o da Wikipedia e o da Federação Espírita Brasileira (FEB), dentre outros. Com isso, pensamos, é possível enriquecermos um pouco mais nossa cultural espírita. 


16. Ferdinando, Espírito protetor (Bordeaux, 1861; 1862)

Ensina-nos a Doutrina Espírita que todos contamos com a ajuda dos Espíritos desencarnados, voltados ao bem, os quais, pela intuição, buscam nos orientar e auxiliar. Entidades amigas, Espíritos familiares, desta ou de outras existências, os Espíritos Protetores se incumbem de nos induzir ao esforço do bem e do progresso. Dentre os Espíritos Protetores destacamos os chamados guias espirituais, que se vinculam, particularmente, a um indivíduo para protegê lo. 

A missão do Espírito Protetor ou guia espiritual é a mesma de um pai com relação aos seus filhos, ou seja, guiar seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, confortá-lo em suas aflições, etc. Assim como os indivíduos, também os lares, as famílias e as coletividades contam com Espíritos protetores, cuja elevação é sempre relativa à importância da tarefa que desempenham. Em nossas dificuldades, cumpre-nos solicitar ajuda dos nossos guias protetores, os quais, em nome de Deus, nos auxiliam na superação de nossas provas.

Ferdinando era um desses guias protetores dos médiuns que assistiam nas reuniões espíritas de Bordeaux, mormente o Sr. Sabò, através do qual transmitiu, naquela cidade francesa, duas mensgens inseridas em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Numa delas, a de 1862, Ferdinando trata da "missão do homem inteligente na Terra", revelando que "a inteligência é rica de méritos para o futuro", desde que seja bem utilizada e indene de toda mancha de orgulho e vaidade, porquanto nosso saber "tem limites bem estreitos", no mundo que habitais: "O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu". 



Comentários