O Evangelho e suas relações científicas

Francisco Muniz - 


Há quem pense que o Evangelho é todo ele um tratado religioso, tomando as lições de Jesus de Nazaré, o Cristo, apenas como uma maneira de nos religarmos com a brevidade possível à dimensão de Deus, nosso Pai. Mas para aquele que se esforça para compreender as minúcias do ensinamento do Messias - e nisso a contribuição da Doutrina Espírita é indispensável - fica clara a relação desses postulados com as mais diversas ciências praticadas pelo homem, naquela como nesta época, quando vemos mais dilatados os conhecimentos científicos e tecnológicos à nossa disposição.

Amiúde, vemos o Evangelho relacionar-se com as quatro grandes correntes do pensamento humano, tais a Filosofia, a Ciência, a Religião e a Arte. Aqui, porém, focaremos nossa atenção na questão científica do problema e veremos a estreita ligação entre a Boa Nova (tradução da palavra grega "evangelion") e a Medicina, a Sociologia, a Química, a Física, a Biologia, a Política, a Agronomia, a Filologia ou Linguística, a História, a Matemática, a Educação ou Pedagogia, a Botânica, a Zoologia, a Economia, a Psicologia, a Astronomia e o Direito.

É preciso salientar, também, que o Evangelho não se resume apenas nas informações que os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João esboçaram em seus livros, incluindo também os informes anotados nas cartas de Pedro, Tiago, Judas e Paulo de Tarso, principalmente este, além do "espantoso" livro do Apocalipse, que reúne as visões e profecias de João Evangelista, bem como o trabalho de reportagem feito por Lucas em Atos dos Apóstolos.

Considerado como o "médico dos médicos", ou "médico de nossas almas", posto dissesse ter vindo não para os sãos, mas para os doentes, Jesus promoveu diversas curas até mesmo de enfermidades físicas tidas então como incuráveis, a exemplo da lepra e da paralisia. Desafiando as leis da Biologia, ele fez ressuscitar pelo menos três pessoas, além de si mesmo (ainda que em seu caso a ação tenha sido transcendental). Casos de cegueira também foram solucionados sem a necessidade do bisturi, bastando que o Mestre realizasse certas operações fluídicas, uma vez que conhecia os processos curativos tanto do corpo quanto do Espírito, segundo as lei da Vida, as leis de Deus. Essas operações, por sinal, envolviam também a Química, como quando, para curar um cego de nascença, Jesus misturou sua saliva com terra e fez um "emplastro" que colocou nos olhos daquele homem, mandando-o, depois, lavar-se com água a fim de consolidar a cura.

Mestre do Espírito, o Messias já teve sua inteligência analisada e é festejado como "o maior psicoterapeuta que já existiu". Exímio observador do comportamento humano, compreendeu como ninguém o móvel das ações dos homens e legou à posteridade inigualáveis lições no sentido de melhorarmos nossos relacionamentos pelo esforço impostergável do auto aperfeiçoamento moral. Vale, portanto, como medida educativa da primeira hora, debruçarmo-nos sobre os conceitos evangélicos a fim de extrairmos de lá as noções concernentes ao propósito de autotransformação moral que todos abraçamos ao chegar a este mundo, para que daqui saiamos minimamente renovados.

Vejamos, então, as correlações que podemos fazer entre o Evangelho e as ciências acima citadas, a partir de algumas citações e passagens da vida e das pregações de Jesus:

Biologia: "Ninguém pode ir ao Reino dos Céus se não nascer de novo."

                "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância."

Economia: "(...) Não saireis daí até pagares o último ceitil."

                "Não andeis preocupados com o que comer ou com o que vestir, nem com o dia de amanhã, porque a cada dia basta o seu cuidado."

Linguística: "Seja o teu falar sim, sim; não, não."

                    "A boca fala do que o coração está cheio."

Nutrição: "Nem só de pão vive o homem."

                "Não é o que entra pela boca que torna impuro o homem."

Medicina: "Não vim para os sãos, mas para os doentes."

                "A tua fé te curou."

Sociologia: "O homem terá por inimigos os de sua própria casa."

                    "Os pobres sempre os tereis."

Física: "Brilhe a vossa luz diante dos homens."

            "Destruí este templo e em três dias eu o reconstruirei."

Política: "O que queres para ti mesmo faze primeiramente ao próximo."

                "Não separeis o que Deus juntou."

                "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem."

Zoologia: "As pombas têm seus ninhos e as feras, seus covis, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."

Química: "Então, tendo dito essas palavras, cuspiu no chão e fez barro com saliva; em seguida ungiu os olhos do cego com aquela mistura." (João 9:6)

                "Se soubesses quem sou, tu é que me pedirias água e eu te daria da água viva, pois quem bebe dessa água nunca mais terá sede."

Psicologia: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará."

                    "O Reino de Deus está dentro de vós."

Direito: "Se a vossa justiça não for maior do que a dos escribas e fariseus não sereis dignos de mim."

                "Quem me fez juiz de vossas causas?"

História: "Eu te conheço desde ontem."

                "Ouvistes o que foi dito aos antigos, eu porém vos digo..."

Matemática: "Se numa casa houver cinco pessoas, duas estarão divididas contra três e três contra duas por causa de meu nome."

                    "Perdoareis não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete."

Pedagogia: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração."

Agronomia: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente (…) crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga."

Botânica: "Olhai os lírios do campo, eles não tecem nem fiam, mas nem Salomão em toda sua glória se vestiu com um deles."

Astronomia: "Há muitas moradas na casa de meu Pai."

                    "Estais no mundo mas não pertenceis a ele."

                    


Comentários