Galeria da mediunidade - 223

DANTE ALIGHIERI



O poeta florentino viveu no século XIII e sua obra prima, A Divina Comédia, tem seu valor acrescido por ter sido escrita em época em que o homem não tinha o direito de pensar e expandir ideias. Ainda mais, quando apenas os escritos em latim eram valorizados, Dante redigiu seu poema no idioma italiano. É considerado, portanto, o primeiro e maior poeta da língua italiana. 

Sua capacidade visionária o transformou no mais importante pensador de sua época. Sua descrição dos estágios da alma, na Espiritualidade, levou um crítico a escrever: "Dante nos leva em viagem através dos horrores do Inferno, cruza as regiões do Purgatório e chega às glórias do Céu." O poeta desprendia-se do corpo físico e visitava essas regiões. Ao voltar ao corpo somático, a sua impressão de angústia e pavor se lhe refletia no rosto. Um amigo observou, certa vez, que ele parecia ter saído diretamente do Inferno.

Nesses desdobramentos, Dante se dizia acompanhar pelo seu Guia espiritual, o poeta romano Vergílio, pelo que descreveu como sendo o Inferno e o Purgatório. Sua amada Beatriz o conduz pelas vielas do que ele considerou ser o Paraíso. Ele retornava tão maravilhado dos seus passeios mediúnicos pelas regiões espirituais, que dizia ser incapaz de descrever toda a glória do que no seu entender era o Paraíso. Mas, temos que reconhecer que só mesmo um Espírito possuidor de grande bagagem de sabedoria, resultado de suas vidas anteriores e a mediunidade de inspiração, lhe permitiu ter escrito o que escreveu.

Todas as almas do Paraíso estão reunidas dentro de um oceano infinito de luz e de amor. Todas se  tornam uma na verdadeira presença a Deus. Um universal sorriso de inexprimível alegria. A Divina Comédia é uma fonte de grandes verdades à luz do Espiritismo como a capacidade dos Espíritos se moverem de um lugar a outro, com a velocidade do próprio pensamento, não existindo restrições de tempo e de espaço, como acontece para os homens (encarnados).

Sobre o livre-arbítrio escreveu: "O maior dom, por Deus, em Sua sabedoria, concedido ao homem, ao criá-lo, o que mais se conforme com Sua bondade e o que mais Ele preza, é a liberdade da vontade, liberdade essa de que todas as criaturas inteligentes foram dotadas." Dante compreendeu que a Terra é uma oficina de trabalho e de burilamento, que nos cabe aproveitar a fim de que, no amanhã, como Espíritos libertos da carne, possamos singrar o espaço, em busca da luz. E assinala que todas as almas são purgadas de seus pecados e preparadas para sua viagem final no Paraíso. Diríamos nós, a Perfeição.

(Fonte: mundoespirita.com.br)

(Trilha sonora: "Ramilonga", Vítor Ramil)

Comentários