Galeria da mediunidade - 215

JOSÉ DIOGO DOS SANTOS
 


A história do Centro Espírita José Diogo dos Santos – sociedade civil sem fins lucrativos – começa em 24 de dezembro de 1927, com Estatutos definidos, chamado, àquela altura, Sociedade Protetora dos Espiritualistas Bahianos, localizada na Ladeira dos Pirineus de Baixo, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador, na Bahia. A Sociedade foi fundada por uma Comissão Organizadora, da qual participaram José Diogo dos Santos, José Guilherme de Macêdo, Augusto Aleluia dos Anjos, Luiz Ferreira de Castro, Manoel de Sant’Anna Neves, José Antonio Rodrigues e Bazilio Manoel de Sant’Anna, grupo de amigos com os mesmos princípios filosóficos.

José Diogo dos Santos – presidente da Comissão – foi também sócio-fundador da Federação Espírita do Estado da Bahia, inicialmente denominada União Espírita do Estado da Bahia, dedicando-se à Sociedade Protetora dos Espiritualistas Bahianos até 1977, quando faleceu. Foi um médium estudioso e disciplinado. Estudou e desenvolveu os recursos psíquicos de que dispunha, praticando o exercício da mediunidade, com responsabilidade e amor, atendendo a todos aqueles que o procuravam, necessitados de socorro espiritual.

No início da década de 80, o então presidente da Sociedade, José Guilherme de Macedo Filho, afastou-se da presidência, que ficou sob a responsabilidade de Ildomar Dias Rodeiro – sobrinho de José Diogo dos Santos –, por mais de três décadas, até fevereiro de 2012. Durante esse tempo, a Instituição teve três vice-presidentes: Ana Cruz, Flávia Barreto Adorno e Mariana Fagundes de Oliveira. A nova Direção, em homenagem ao presidente da Comissão Organizadora da Sociedade, decidiu mudar, em assembleia, o nome da Instituição: de Sociedade Protetora dos Espiritualistas Bahianos para Centro Espírita José Diogo dos Santos (CEJDS), como é chamada até hoje. A mudança efetivou-se, com a elaboração de novos Estatutos, apenas em 20 de fevereiro de 2006.

A instituição, que, antes do terceiro quartel do século XX, ganhou um novo endereço, passando a localizar-se na rua Saldanha Marinho, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, na Bahia, tem atividades espiritualistas, sobretudo espiritistas, mantendo sessão mediúnica, doutrinária, de passes, bem como grupos de estudo sobre a Doutrina Espírita e sobre o espiritualismo. A Instituição se mantém com as mensalidades pagas pelos sócios e com o dinheiro arrecadado com os eventos por ela promovidos, além das doações.

Casa de consolo e de alegria, frequentada por, aproximadamente, 150 pessoas, que participam das diferentes atividades desenvolvidas, pautadas no Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, o Centro Espírita José Diogo dos Santos – que completará 96 anos em 24 de dezembro de 2023 – tem como atual mentor espiritual o índio Serra Negra.

(Fonte: página do CEJDS no Facebook)

(Trilha sonora: "Iracema", Adoniran Barbosa)

Comentários