Galeria da mediunidade - 177

D'AMBEL 


O Sr. Alis d'Ambel esteve ao lado de Kardec no século XIX, tendo servido como médium na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas sob a orientação de seu Guia espiritual, Erasto. Várias comunicações dos Espíritos que lemos nas obras fundamentais do Espiritismo foram recebidas por ele, muitas delas publicadas na Revista Espírita. 

O Espírito do Sr. d'Ambel ditou a um médium brasileiro um opúsculo contando um pouco da sua trajetória como homem e como médium. Destacamos as seguintes palavras do guia do médium sobre esse trabalho:

"Este opúsculo será especialmente útil aos leitores, que poderão ter às suas vistas um exemplo vivo de desvio das faculdades medianímicas, encontrando nos relatos feitos pelo autor os meios de prevenir este grave inconveniente, ilustrando o que teoricamente foi tão cuidadosamente escrito por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns."

Reproduzimos aqui a introdução ditada pelo Espírito do Sr. d'Ambel. Para ler esse opúsculo na íntegra basta baixar o arquivo gratuitamente, no portal da Revista Espírita, na seção Livros Diversos, Memórias póstumas do Sr. Alis d'Ambel.

Introdução

"Tendo meu Espírito sido atraído para este grupo, pela natureza dos seus trabalhos, desde alguns anos, tenho participado de suas atividades como um assíduo membro invisível. Assim, durante a emancipação, tu mesmo (referindo-se ao médium), solicitando a Deus uma oportunidade de serviço, me procuraste, convidando-me para contar um pouco da minha história, servindo-me da tua mediunidade. Dessa forma, prometi refletir sobre sua proposta e consultar a opinião dos nossos Guias a esse respeito.

"Depois de muito pensar, solicitei ao mestre Allan Kardec a autorização para este trabalho, e ele não somente o aprovou sem reservas, como pediu que eu narrasse, com sinceridade, os acontecimentos mais relevantes da minha atuação a serviço da Doutrina Espírita. Pediu-me que não descrevesse apenas meus equívocos, mas também destacasse os acertos e as alegrias que pude viver, ainda que mescladas em meio a tantas aflições. Digo que foi graças aos esforços de Allan Kardec, de Erasto e de tantos outros que me auxiliaram, que não cometi em minha vida terrena um número de erros ainda maior do que os que registrarei nessas páginas.

"Creio que compartilhar as minhas experiências pode ser de alguma utilidade, ainda que não tenha grandes feitos a registrar, pois talvez elas possam contribuir de alguma maneira com aqueles que, como eu, lutam diariamente contra suas próprias imperfeições. Esforçar-me-ei para ampliar as tuas possibilidades mediúnicas quanto for possível, mostrando-te nos teus sonhos diversos quadros referentes aos acontecimentos de minha vida, e me esforçarei para que meus escritos sejam consistentes com os fatos, embora reconheça as limitações inerentes à prática mediúnica. Recomendo-te que submetas todas as comunicações recebidas à análise de pessoas sérias e isentas de prevenções, e dispostas a buscar a verdade.

"Se com este modesto trabalho eu puder fazer com que apenas um médium seja alertado para os perigos da fascinação, já ficarei muito feliz, especialmente se for um daqueles que voltaram ao mundo terreno, desejando servir à causa do Espiritismo.

"Em prece sentida ao Criador, agradeço, bastante comovido, pela oportunidade que me foi dada, e recomendo-te que te somes a mim para orar por este empreendimento, a fim de que ele dê os melhores frutos, a ti mesmo, em primeiro lugar, e também aos nossos irmãos deste século que quiserem, de uma forma ou de outra, instruírem-se com ele." (
Alis d'Ambel)

Tendo o médium consultado o seu guia espiritual, a fim de compreender melhor a finalidade do trabalho e obter diretrizes seguras, recebeu dele as seguintes orientações:

"A respeito do trabalho conjunto com o Espírito de Alis d'Ambel, digo-te que ele deverá concentrar-se em destacar três aspectos da vida de seu autor espiritual, a saber: a escolha das suas provas, o desvio do caminho escolhido e as suas infelizes consequências, seja na Terra, seja na erraticidade. Não recomendamos o ditado de um livro extenso, com detalhes tão circunstanciados sobre outros aspectos de sua vida, que tornariam a leitura enfadonha, fazendo com que esta obra fosse muito pouco lida.

"Seguindo o caminho que apontamos, o trabalho poderá despertar o interesse do leitor, não só pela sua brevidade, mas pela utilidade que possa ter para os que se interessam pelo Espiritismo Experimental. Não se trata de uma autobiografia, mas de um verdadeiro exame que ele fez da própria vida, com o objetivo de dar ferramentas para que os seus leitores não precisem contar, no futuro, histórias tão tristes quanto a dele.

"Recomendo a ti um profundo recolhimento, sem ansiedade nem expectativa, evitando conjecturar ou imaginar sobre a vida de d'Ambel, pois tua tendência a ir depressa demais poderia, como já ocorreu noutras vezes, preencher com tua imaginação ou tuas ideias preconcebidas as ideias ditadas pelo Espírito. Deves ser um espectador da narrativa, pois já tiveste provas de que consegues ser um bom intérprete do pensamento dos Espíritos quando serves com abnegação. Mais de uma prova de identidade do Espírito comunicante irás obter nesse trabalho, desde que te conserves na via que te indicamos.

"Este opúsculo será especialmente útil aos leitores, que poderão ter às suas vistas um exemplo vivo de desvio das faculdades medianímicas, encontrando nos relatos feitos pelo autor os meios de prevenir este grave inconveniente, ilustrando o que teoricamente foi tão cuidadosamente escrito por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns." (Teu Guia)

(Psicografada em 23 de março de 2022.)

*

Não obstante os tropeços que teve na vida, o Sr. d'Ambel foi um ótimo intérprete de boas e instrutivas comunicações de Erasto e também de outros Espíritos, que até hoje nos são bastante úteis, pelo que lhe somos gratos. Que Deus abençoe esse nosso irmão e o ajude a perseverar na boa via em que está, e leve em conta a sua humildade ao contar-nos os seus desvios de rota com objetivo de nos alertar sobre as armadilhas do orgulho.

(Fonte: revistaespirita.net)

(Trilha sonora: "Falcon", Minta & The Brook Trout)

Comentários