Galeria da mediunidade - 157

WILLIAM STAINTON MOSES



W. Stainton Moses nasceu em 5 de novembro de 1839, em Lincolnshire, na Inglaterra. Fez seus estudos em Bedford Grammar School e no Exeter College de Oxford. Seu pai, William Moses, era reitor da Escola de Gramática. Durante a vida de estudante, o jovem Moses sempre se destacou pela inteligência e aplicação, recebendo de seus professores as melhores referências. Exerceu o ministério religioso como Cura na Ilha de Man. Mais tarde, por motivo de saúde, foi aconselhado a viajar, tendo, na sua volta, passado seis meses no Mosteiro de Monte Athos. Aí, no isolamento e na meditação, manifestaram-se os primeiros sinais de sua mediunidade.

Aos vinte e três anos de idade, Moses volta para Oxford, onde recebe seu diploma, em 1863, continuando, ainda, como Cura de Man. A esse tempo, uma forte epidemia de varíola espalhou-se por toda a Ilha, onde não existiam médicos. Ali, "dia e noite estava ele à cabeceira de doentes pobres, por vezes, depois de haver assistido a um moribundo, se via obrigado a unir as tarefas de sacerdote às de coveiro, e ele próprio a transportar cadáveres". Retirando-se, depois, daquela Ilha, fixou residência em Londres, onde ingressou no Magistério, tornando-se professor na University College School. Em 1870, mais ou menos, quando residia na casa do Dr. Speer, sua atenção voltou-se para o Espiritismo, graças a um livro que a sra. Speer lhe aconselhou a ler, chamado Debatable Land (Terra Contestada), de autoria de Robert Dale Owen.

Moses e o Dr. Speer travavam constantes discussões em torno da Doutrina Espírita, notadamente sobre pontos de controvérsias religiosas, pois ambos desejavam provas sobre a imortalidade da alma e, para o Dr. Speer, materialista intransigente, o problema parecia de difícil solução. Mas, por outro lado, para Moses, espírito bastante religioso, isso não era impossível e, pensando assim, começou estudar o Espiritismo e a assistir a sessões mediúnicas. Nas reuniões realizadas na casa do Dr. Speer, Moses começou a receber, pela psicografia, mensagens de três Espíritos que davam os nomes Imperador, Doctor e Rector. Ele, entretanto, não aceitava o conteúdo dessas mensagens, uma vez que as suas ideias eram outras e os ensinamentos contidos estavam em contradição com os da Bíblia. Mesmo assim, sua mediunidade desenvolveu-se, rapidamente, tendo-se manifestado nele quase todos os fenômenos de efeitos físicos então conhecidos. Na sua presença, objetos se movimentavam; livros e cartas eram transportados de uma sala para outra, em plena luz do dia.

Somente em 1872, quando realizava sessões com William e Miss Lottie Fowler é que se operou sua completa conversão ao Espiritismo. Seus escritos, com o pseudônimo M. A. Oxon, constituem dois importantes trabalhos publicados sob os títulos Ensinos Espíritas e Aspectos Superiores do Espiritismo. Stainton Moses foi, por muito tempo, redator da grande revista Light, da qual foi também diretor. Devemos acrescentar, ainda, que esse grande baluarte da Doutrina Espírita foi um dos fundadores da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres, inaugurada em 1882. Em 1884, foi eleito presidente da Aliança Espírita de Londres, permanecendo nesse cargo até quando se deu sua desencarnação, em setembro de 1892.

(Trilha sonora: "Fat old sun", Pink Floyd)

Comentários