O Espiritismo é...

Francisco Muniz -



1. Mais que a Biologia, o Espiritismo é a Ciência da Vida.
2. Mais que a Química, é a ciência da Transformação.
3. Mais que a Física, é a ciência da Energia.
4. Mais que a Meteorologia, é a ciência do Tempo.
5. Mais que a História, é a ciência da Memória.
6. Mais que a Astronomia, é a ciência do Espaço.
7. Mais que a Psicologia, é a ciência das Relações.
8. Mais que a Matemática, é a ciência da Razão.
9. Mais que o Direito, é a ciência da Justiça.
10. Mais que a Religião, é a ciência do Divino.

***

1. Ao tentar explicar as noções de reencarnação (renascimento do Espírito na carne, através de um novo corpo), Jesus disse ao doutor da lei Nicodemos: "Se não sabes das coisas da Terra, como queres que te fale das coisas do Céu?"

2. É pelo pensamento, energia quintessenciada que produz ondas eletromagnéticas no cérebro - daí as sinapses eletroquímicas que ativam o sistema nervoso -, que a criatura desenvolve-se para a Vida.

3. É o perispírito, corpo sutil que envolve inseparavelmente o Espírito, que dá vitalidade ao homem, através de seu componente fluídico conhecido como duplo etérico, fonte da energia vital que se esgota e se recompõe constantemente enquanto perdurar a ligação corpo-espírito.

4. O Tempo é o grande talismã - no dizer de Neio Lúcio em "Jesus no Lar" - que garante ao Espírito o sucesso nas tarefas de autotransformação, o que pode demorar milênios, porquanto tem o Espírito a Eternidade inteira para aprender...

5. Todos os fatos vivenciados pelo Espírito em sua multimilenar jornada no rumo da evolução ficam registrados no perispírito, de modo que o esquecimento manifestado durante a encarnação não é completo. Ademais, segundo dizia Platão, aprender é recordar...

6. Astrônomo, Camille Flammarion voltava para as estrelas e afirmava que a Astronomia será um dia a religião das almas conscientes de sua origem e destinação, consoante o que Jesus ensinou: "Estás no mundo, mas não pertenceis a ele."

7. Diz a Benfeitora Joanna de Ângelis que os pais da Psicologia, Sigmund Freud e Karl Gustav Jung, embora a grande contribuição que legaram ao mundo, deixaram muito a desejar ao não admitirem estar no Espírito imortal a base de todos os percalços e possibilidades de sucesso com que as criaturas convivem no mundo.

8. Albert Einstein, o maior cientista do século XX, dizia que Deus não joga dados com o Universo, porquanto nada na Existência é obra do acaso, tudo obedece a um planejamento cuja perfeição passa até mesmo pelos conceitos matemáticos, conforme sábios da Antiguidade, a exemplo de Pitágoras, percebiam.

9. Sendo a Perfeição absoluta, Deus é soberanamente justo e bom, de modo que tudo que nós, seus filhos bem amados, experimentamos no mundo corresponde à Suprema Justiça, pois o Criador não quer o sofrimento de seus filhos, conforme explicou Jesus: "Qual é o pai que vendo seu filho com fome lhe dá uma pedra em vez de um pão?" O sofrimento, pois, resulta de nossa deliberada afronta às leis divinas, mesmo inconscientemente.

10. Segundo Emmanuel, o Espírito-guia de Chico Xavier, de todas as atividades que desempenhamos no mundo, a mais importante é a religiosa, porque nos aproxima da dimensão divina. Sendo criados por Deus, temos intrinsecamente a necessidade de buscar incessantemente nossa relação com a fonte do Bem e da Verdade a fim de nos purificarmos e paulatinamente procedermos ao nosso aperfeiçoamento.

*

Pelo conceito basilar de Allan Kardec - clássico, portanto -, o Espiritismo é a ciência filosófica que revela as leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo material.

Como todos os homens somos Espíritos, é mister estudarmos esta ciência que responde às questões mais angustiosas da Humanidade: quem sou?, que onde vim?, para onde vou?, que estou fazendo aqui?


(trilha sonora: "Layla", Eric Clapton)

Comentários