Galeria da mediunidade - 128

NILSON DE SOUZA PEREIRA




Querido Tio Nilson,

Ao pensar em ti, meus olhos inundam de lágrimas e a saudade bate forte em meu coração.

Os dias, desde sua partida, não foram mais os mesmos de antes. Tua alegria, bondade, carinho e entusiasmo - atributos da tua alma simples - me fazem muita falta.

O senhor foi uma pessoa que, posso dizer com todas as forças da minha alma, valeu a pena ter conhecido.

Gratidão, meu querido amigo, gratidão por todos os momentos que tive oportunidade de passar ao teu lado. É e sempre serás uma pessoa muito especial para mim.

Sua amiga e filha do coração,

Nilcélia Miranda

***

Nilson de Souza Pereira, carinhosamente chamado de Tio Nilson (Salvador - 26 de outubro de 1924 - Salvador, 21 de novembro de 2013) foi um dirigente espírita brasileiro. Junto com seu amigo e "irmão" Divaldo Franco, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a obra social Mansão do Caminho, que presidiu durante muitos anos. Ambos se conheceram na juventude, quando, na época da Marinha, Nilson frequentou aulas de português ministradas por Divaldo Franco.

Tio Nilson desempenhou as atividades de bancário, telegrafista do Ministério da Marinha e funcionário da Empresa de Correios e Telégrafos, conciliando as atividades profissionais com a assistência aos necessitados. Após a aposentadoria, dedicou-se inteiramente ao próximo, nas tarefas diárias da Mansão do Caminho e nas viagens de iluminação doutrinária, quando acompanhava o irmão de ideal.
Desencarnou de falência múltipla dos órgãos no Hospital Santa Isabel, em Salvador (BA), e seu sepultamento foi realizado no Cemitério Bosque da Paz, no bairro Nova Brasília.

Em 1945, junto com Divaldo Franco e orientados pela benfeitora Joanna de Ângelis começaram os trabalhos assistenciais que resultaram na fundação, em 7 de setembro de 1947, do Centro Espírita Caminho da Redenção, no bairro da Calçada, Salvador. Em 15 de agosto de 1952, Divaldo e Nilson realizam outra empreitada em favor dos necessitados e fundam a Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, em Pau da Lima. Nesses trabalhos, a experiência e dedicação de Nilson foram essenciais para o desenvolvimento das atividades. Enquanto Divaldo viajava, pregando o Espiritismo pelo mundo, Nilson presidia as atividades das obras e dirigia os trabalhos doutrinários e gráficos. Prossegue, no plano espiritual, sua tarefa missionária.

Em 30 de dezembro de 2005, Nilson recebeu o título de Embaixador da Paz no mundo pela Ambassade Universelle pour la Paix, em Genebra, Capital da Organização Mundial da Paz, braço da ONU na Suíça, concedido pelos relevantes serviços prestados à Humanidade. Portanto, Nilson de Souza Pereira é o 206º Embaixador da Paz

Dando sua contribuição ao Movimento Espírita, Nilson, além de escrever para a revista Presença Espírita, organizou os seguintes livros: Terapia Espírita para os desencarnados; A Serviço do Espiritismo (Divaldo Franco na Europa); ...E o Amor Continua; Exaltação à Vida; Depois da Vida; Vidas em Triunfo; Viagens e Entrevistas.

(Trilha sonos: "Capricho árabe", Francisco Tárrega)

Comentários

  1. Nilda Maria França5 de abril de 2023 às 02:48

    Lembro de Tio Nilson quando frequentava o estudo na Mansão do Caminho, lindo exemplo a ser seguido, muitas saudades daquele olhar cheio de brandura que transmitia tanta paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Abra sua alma!