Galeria da mediunidade - 92


MOISÉS

Líder religioso, juiz, legislador e profeta, Moisés foi um médium escolhido por Deus para desempenhar um importante papel na preparação do chamado "povo escolhido", os hebreus, para a recepção do Messias, poucos milênios após sua era. Em razão dessa tarefa, ele sua autoridade é reconhecida em três das quatro grandes denominações religiosas do mundo, o Judaísmo, o Cristianismo, e o Islamismo. A tarefa de Moisés foi supervisionada de perto por seu Espírito protetor, que o é também do povo hebreu: 
Iavé (ou Jeová), embora confundido com o próprio Deus.

De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã-islâmica, Deus realizou diversos milagres através de Moisés após uma teofania. Libertou o povo de Israel da escravidão no Antigo Egito, instituindo assim a Páscoa Judaica. Depois guiou o seu povo em um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou com a famosa passagem em que Deus, através de seu servo Moisés, abre o Mar Vermelho para possibilitar a travessia segura dos filhos de Israel. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.

Moisés é autor dos cinco primeiros livros da Bíblia, por isso chamados Pentateuco mosaico, que contam a história desde a criação do mundo até a morte desse legislador; são eles o Gênesis, Êxodo, Levítico,  Deuteronômio e Números. Durante quarenta anos, conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.

Comentários

  1. joselitamagalhaes@gmail.com21 de fevereiro de 2023 às 01:15

    Interessante a idade ,que morre...120 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No entanto, não se pode tomar nenhuma informação da Bíblia ao pé da letra...

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!