Galeria da mediunidade - 77

Francisco Muniz - 


HEIGORINA CUNHA

Sobrinha de Eurípedes Barsanulfo, Heigorina nasceu na mesma Sacramento de serviu de berço ao grande bandeirante do Espiritismo, em abril de 1923, desencarnando em Uberaba em agosto de 2013.

Logo no primeiro ano de idade, Heigorina desenvolveu paralisia infantil, doença que lhe impôs limitações físicas e sequelas permanentes. Tal problema, contudo, não a impediu de ser uma médium de grande renome, escrevendo através da psicografia vários livros, e a manter, de forma ininterrupta, o culto do Evangelho iniciado por seu tio Eurípedes em 1904, no sítio Santa Maria, de propriedade de sua família. Também passou a confeccionar enxovais para mães carentes, atividade em que se iniciou aos dez anos de idade.

Em razão de sua doença, Heigorina passou a realizar um trabalho com crianças portadoras de paralisia infantil, com a realização de massagens e exercícios específicos, obtendo resultados positivos na recuperação de movimentos. Tal atividade se difundiu grandemente, o que motivou a criação da Casa Assistencial Bezerra de Menezes, destinada ao atendimento de crianças acometidas pela paralisia.

Ela foi, ainda, a autora dos desenhos que descrevem como são algumas cidades espirituais, inclusive a cidade espiritual “Nosso Lar” apresentada ao público leitor espírita através do livro homônimo de autoria do Espírito André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier. 

Seus desenhos foram feitos através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento), a partir de março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Tais desenhos, em especial os da cidade “Nosso Lar”, são impressionantes, descrevendo com riqueza de detalhes a arquitetura da cidade, assim como os ministérios e demais edificações. A planta baixa da cidade, que ela desenhou, tem formato de estrela e é cercada por um muro de proteção magnética, em cada ponta da estrela possui um ministério. No centro da cidade se localiza a Governadoria, que é o ponto de encontro dos seis ministérios e é o local onde se trata de assuntos administrativos e serviços prestados na cidade.

Os desenhos poderão ser encontrados nos livros Cidade no Além e Imagens do Além, todos de sua autoria, tendo sido esclarecidos e confirmados por Chico Xavier, no sentido de que se tratava realmente da cidade “Nosso Lar”. No ano de 2010 os desenhos serviram de inspiração para a criação da cidade vista no filme Nosso Lar. “Esclareço que não sou desenhista, por isso, os desenhos que elaborei, procurando retratar o que vi, não podem ter pretensão técnica nem bastam para refletir inteiramente a beleza das formas, gravadas no papel", disse ela sobre seu trabalho.

Comentários

  1. joselitamagalhaes@gmail.com6 de fevereiro de 2023 às 03:23

    Me lembrei de uma informação que li em alguns desses livros. "Família de médiuns descem ao orbe terrestre para o trabalho do Senhor"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por fatos assim que se pensa que a mediunidade seja hereditária, mas tudo se trata de provas ou expiações coletivas.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!