Galeria da mediunidade - 46

João Fernando Gouveia (*)



OLINDINA BERENICE SILVA 

(Dona Lindinha)

Nascida a 15 de maio de 1930, em São Sebastião do Passé, recôncavo baiano, D. Lindinha, como era carinhosamente tratada, viveu 85 anos de forma venturosa, com seu esposo, Sr. Pedrinho, aliando os afazeres do lar, como mãe dedicada de seis filhos naturais e um adotivo, além de apoiar na sua casa alguns sobrinhos/as do interior para o estudo e o ingresso no campo profissional. Acrescentou a essa tarefa de mãe zelosa o trabalho na Casa Espírita que a adotou - o Centro Espírita Deus, Luz e Verdade (CEDLV). Desencarnou em 11.08.2015, em Salvador.
 
Desde cedo, desenvolveu a empatia e a alteridade como ferramentas de seu desenvolvimento sensitivo e pessoal, sendo a mais velha filha de D. Maria Pureza, viúva que precisou dos dotes e recursos de Linda para levar a efeito o trabalho de criação dos irmãos. Mantinha fervorosa fé em Nossa Senhora, a mãe de Jesus. No seu lar, após a morte do pai, as coisas se complicaram. Muito apegada à tradição familiar, era ela originalmente católica, mas na adolescência, a convite de uma amiga, teve acesso a um ritual do Candomblé, não se sentindo confortável, retornando para casa antes do término do culto, ficando impressionada com as manifestações.

Na década de 1970, após desenvolver certa enfermidade, buscou auxílio num Centro Espírita, logrando um tratamento espiritual exitoso, trazendo-lhe a cura e o consequente bem-estar. Daí passou a frequentar as reuniões de estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, iniciando seu desenvolvimento mediúnico na psicofonia, no esclarecimento e doutrinação dos desencarnados, passando também a trabalhar no realinhamento energético (passes), notadamente ao público infantil e no atendimento fraterno, dessa Casa. Nesse particular, usava seus recursos de mãe educadora para orientar, esclarecer e acolher pessoas que buscavam no Centro consolo e respostas para seus dramas e inquietações, não raro, incentivando muitas almas à renovação íntima. Integrou a equipe de Médiuns de Cura, formados pelos mentores, abnegados médicos da Espiritualidade, desenvolvendo os recursos mediúnicos específicos para os tratamentos que se oferecem nessa Seara.

Uma incansável interlocutora dos Espíritos, voz e oratória a serviço da promoção humana com Jesus, permanecendo em sintonia com seu aprimoramento espiritual, Lindinha era assídua e motivada estudiosa da Doutrina Espírita. Nos grupos de estudo, tanto no CEDLV quanto na FEEB, atuava também como palestrante, levando aos necessitados seu verbo amoroso e acolhedor, doando-se em humildade e amorosidade a todos que a buscavam.

Um exemplo de mulher de fé, de bondade, generosidade e simplicidade.

(*) O autor é biólogo, professor e poeta baiano. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Uma lindinha
      Lembro de um dia no centro antigo ela falou fica tranquilo vai dá tudo certo.

      Excluir
  2. Era maravilhosa!! Muito amiga e acolhedora.

    ResponderExcluir
  3. BÊNÇÃOS DE LUZ para sua “Linda” Alma.

    ResponderExcluir
  4. Lindinha 😍 muito querida de meu coração. Confio que iremos nos encontrar em espírito para um estudo grandioso 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reencontro é uma certeza, mas não uma garantia. Abraço, Kátia.

      Excluir
  5. Lindinha, sempre sorrindo, sua voz harmoniosa, estudamos juntas, trabalhamos juntas. Sala 1.
    Gratidão por tudo.
    Saudades.
    Maria José Cruz Freire (Mara)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara. Nossa querida Lindinha é mesmo inesquecível. Abraço.

      Excluir
  6. Tive a honra de partilhar um pouco desse amor. Amo Lindinha!

    ResponderExcluir
  7. Uma família maravilhosa e uma contribuição imensa que ela deixou aqui . Gratidão

    ResponderExcluir
  8. D. Linda! Nunca a esquecerei, amiga, conselheira, amorosa. Onde estiver, que continue com aquele trabalho tão lindo de atenção às crianças. Quantos domingos levei a minha para ela aplicar o passe! Amo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Espíritos são sensíveis aos sentimentos que manifestamos para com eles. Deus os abençoe!

      Excluir
  9. Nunca esqueço, quando trabalhamos na mediúnica de segunda-feira, ela dizia " O Evangelho é sempre um chamamento meus amigos". Tinha, e continua tendo razão.Um doce de pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz de quem atende a esse chamado na primeira convocação!

      Excluir
  10. D. Lindinha pessoa da melhor qualidade. Com uma sensibilidade fora do comum, uma verdadeira seguidora dos ensinos de Jesus. Tive um enorme prazer em conhecê-la, eram alívios imediatos ao tocar-me na região do estômago. Amiga, conselheira, acolhedora, conversar com D. Lindinha era um prazer inigualável, enfim. Gratidão!

    ResponderExcluir
  11. Gratidão por tudo que min ensinaste, que a Luz Divina esteja sempre presente em sua caminhada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Abra sua alma!