Galeria da mediunidade - 12

Francisco Muniz -


PEIXOTINHO

Francisco Peixoto Lins ganhou notoriedade ao protagonizar, entre os anos 1930 e 1966, quando desencarnou, diversos fenômenos de materialização de Espíritos, em sessões que tiveram inclusive a participação do médium Francisco (Chico) Cândido Xavier. Nascido no Ceará e desencarnado na cidade de Campos (RJ), Peixotinho era militar de carreira e foi nessa condição que conheceu a Doutrina Espírita, passando a se dedicar ao estudo e à prática da mediunidade, revelando-se médium de efeitos físicos. Na época, ele residia na cidade Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, onde fundou, junto com alguns companheiros, o Centro Espírita Pedro. Em sua carreira como militar foi por diversas vezes transferido. Para onde quer que fosse, fixava residência com a família e ali fundava um posto de receituário homeopata. Assim se deu em Imbituba, Rio de Janeiro, Santos e Campos dos Goitacazes. Da cidade do Rio de Janeiro Peixotinho foi transferido para a de Santos em 1948, onde passou a frequentar o Centro Espírita Ismênia de Jesus. Naquele ano, antes de mudar-se para Santos, ocorreu o seu encontro com Chico Xavier, o primeiro de muitos outros que se sucederiam. Em Pedro Leopoldo, juntamente com Chico, ocorreram várias reuniões de materialização e de tratamento. Grande número das sessões no Grupo André Luiz e em Pedro Leopoldo encontram-se narradas por Rafael A. Ranieri em seu livro Materializações Luminosas (1973). Transferido para Campos em fins de 1949, iniciou seus serviços no Grupo Espírita Joana D'Arc. Pouco depois, diante do crescimento da frequência ao culto doméstico que fazia com os seus familiares e amigos, nasceu o Grupo Espírita Aracy, sua guia espiritual que, na última encarnação, fora sua filha. Ao Grupo Aracy Peixotinho dedicou os seus últimos anos de vida terrena.

Comentários

  1. Bom dia, vou guardar essas publicações, são muito importantes, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sua distinção, como a dos demais leitores deste blog, que me honram com as visitas que me fazem. Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá, Chico. Fiquei mto curiosa com o trabalho que Peixotinho realizou em sua missão terrena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você procure e leia as obras de Jorge Rizzini a respeito: Materializações em Uberaba e Materializações Luminosas. Obrigado pela visita.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!