O alfabeto divino - Reencarnação

Francisco Muniz -



Instrumento das leis de Progresso e de Justiça, a reencarnação é uma necessidade de todos os Espíritos que precisam recapitular as lições com vistas a seu aperfeiçoamento moral. No livro O Espírito da Verdade (psicografia de Waldo Vieira; ed. FEB, 1961), o Espírito André Luiz esclarece que “eternidade significa aprimoramento contínuo de repetições. Sem recapitular movimentos, a Terra desagregar-se-ia.” O grande escritor francês Victor Hugo (1802-1885), que simpatizava com a Doutrina Espírita, indagava: "Quem pode dizer-nos que eu não volte a encontrar-me nos séculos futuros? Shakespeare escreveu: ‘A vida é conto de fada que se lê pela segunda vez’. Poderia ter dito pela milésima vez. Porque não há século pelo qual eu não vejo passar minha sombra."

Numa charge do desenhista norte-americano Dave Coverly, formado em Filosofia, o neto, sentado ao lado do avô, diz para ele esta frase: "Na sua idade, eu também não acreditava em reencarnação!" Parece engraçado – e até rimos, quase sem notar a obviedade incrustada na piada –, mas trata-se de uma lição das mais sérias que o autor procura transmitir de uma forma bastante leve, ressaltando uma verdade milenar observada no seio de muitas famílias por este mundo afora.

A reencarnação é um fato, uma lei da vida que o Espiritismo apenas dissemina, com a finalidade de nos fazer recordar de tão precioso ensinamento, o qual Jesus delineou no célebre encontro com o doutor da lei Nicodemos. "Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo", disse o Mestre, fazendo a imprescindível distinção entre o Espírito imortal e o corpo perecível. Como na metáfora do casulo, a lagarta se metamorfoseia em borboleta; ou seja, a alma, vencida a etapa da vida material, liberta-se e volta a seu ambiente natural, que é o mundo espiritual.

Entretanto, muita gente não consegue, ainda, compreender nem aceitar algo tão natural: se há espíritos - e os há, pois todos o somos! - e se eles vêm à Terra para o necessário aprendizado das virtudes, a morte do corpo é em verdade o momento do começo da avaliação das provas aqui realizadas. Em razão dessa avaliação, conforme o resultado eles se submetem a nova experiência na carne, continuando os exercícios disciplinares que os capacitarão a novos e melhores voos, ascendendo sempre, pois tal é a finalidade do processo reencarnatório: o progresso espiritual, tanto quanto o material.

Então, sim! As crianças podem, às vezes, recordar aspectos de suas experiências transatas, tanto quanto muitos "marmanjos" conseguem obter tais lembranças, desde que estimulados através da hipnose, por exemplo. Foi assim que a psiquiatra norte-americana Dra. Helen Wambach realizou suas pesquisas nessa área, cujos resultados compuseram o livro "Recordando vidas passadas". Quando tinha dois anos e meio, minha neta parou no meio de uma brincadeira comigo e com o irmão para me dizer espontaneamente estas palavras reveladoras: "Vovô, quando você era neném, eu era grande para segurar você nos braços!"

Se eu acredito em reencarnação? Não mais: agora eu sei!


Comentários

Postar um comentário

Abra sua alma!