O alfabeto divino - Eternidade

Francisco Muniz - 



A eternidade é o tempo de Deus, mas não é o tempo tal como o entendemos, pois nela não cabe qualquer repartição – por assim dizer, passado, presente e futuro são meros aspectos da condição humana, relativamente ao Espírito encarnado, e eles se fundem e até desaparecem quando pensados do ponto de vista da eternidade, que é a própria Vida. Assim, a noção de vida eterna deve ser considerada como o próprio hálito divino, o ambiente em que a Divindade se manifesta, soberana, convidando-nos a também nos movimentarmos nesse oceano tão extenso quanto profundo para realizarmos nossas experiências com vistas à evolução e à definitiva integração ao pensamento de Deus, desde que saibamos cumprir seus impostergáveis decretos.

Em sua obra Os Grandes Iniciados, o autor francês Édouard Schuré cita, ao tratar da personalidade de Moisés, o primeiro revelador (de acordo com Allan Kardec, Moisés trouxe-nos o conhecimento da Lei de Deus, vindo após Jesus, cerca de dois mil anos depois, para instruir-nos quanto ao modo de cumprirmos tal legislação; por fim, temos hoje no Espiritismo a Terceira Revelação, apresentando-nos o Consolador prometido pelo Nazareno que ficará conosco para sempre, ou seja, pela Eternidade afora...), um interessante diálogo entre esse patriarca hebreu e seu Espírito guia, identificado como Jeová (Iahweh, nome de Deus em hebraico).

Nesse diálogo, Moisés se queixava do comportamento rude e da dificuldade de compreensão da multidão que ele tentava conduzir à Terra Prometida, desde que os libertara da escravidão no Egito – e não havia apenas hebreus entre eles! –, porquanto tudo que tinham a fazer era observarem os Mandamentos da Lei. No entanto, “eles não aprendem!”, lamentava-se o grande legislador, para receber de receber de Iahweh, em quem Carlos Torres Pastorino reconhece o próprio Cristo (ver a obra Sabedoria do Evangelho, em oito volumes), esta ponderação: “Eles têm toda a Eternidade para isso!”. Eternidade, assim considerando, é o tempo de nosso aprendizado para alcançarmos a Perfeição, de modo que é mesmo um tempo infinito, porque sempre estaremos aprendendo...


Comentários

  1. Aprendizado infinitamente. Muitos interessados. Outros recebem a lição coercitivamente merecida até a compreensão.Deve haver muita rebeldia em aceitar, compreender a necessidade de fato a trajetória.Porém, é essencial.

    ResponderExcluir
  2. Como diz a sabedoria popular, "manda quem pode; obedece quem tem juízo". :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Abra sua alma!