Os destinos do Brasil

Francisco Muniz - 



A quem se mantém pessimista para com os destinos do Brasil, ante a onda de perturbações político-sociais que assola o país - com ou sem pandemia -, estas palavras de Humberto de Campos (Espírito), no livro Brasil coração do mundo pátria do Evangelho, dando voz ao Cristo Jesus. O trecho é o da conversa entre Ismael, Espírito angélico destacado pelo Mestre para cuidar da nova terra para onde foi transplantada a árvore do Evangelho, e Jesus, estando Ismael preocupado pela forma como os africanos estavam vindo para cá:
"- Senhor (diz Ismael), não teríeis um meio direto de orientar a política dominante, no sentido de se purificar o ambiente moral da Terra de Santa Cruz?
"Ao que o Divino Mestre ponderou sabiamente:
"- Não nos compete cercear os atos e intenções dos nossos semelhantes e sim cuidar intensamente de nós mesmos, considerando que cada um será justiçado na pauta de suas próprias obras. (...) Entretanto, o tempo é o grande mestre de todos os homens, e, se não nos é possível cercear o arbítrio livre das almas, poderemos mudar o curso dos acontecimentos, a fim de que o povo lusitano aprenda, na dor e na miséria, as lições sagradas da experiência e da vida.
"Ismael retornou à luta, cheio de fervorosa coragem e os acontecimentos foram modificados.
(...)
"Na formação da Pátria do Evangelho, o homem branco alterara os fatores, com suas taras estratificadas e com a sua vontade independente; Jesus, no entanto, alterou os acontecimentos com o seu poder magnânimo e misericordioso.
(...)
"Através das linhas tortuosas dos homens, realizou Jesus os seus grandes e benditos objetivos, porque os negros das costas africanas foram uma das pedras angulares do monumento evangélico do Coração do Mundo. Sobre os seus ombros flagelados, carrearam-se quase todos os elementos materiais para a organização física do Brasil e, do manancial de humildade de seus corações resignados e tristes, nasceram lições comovedoras, imunizando todos os espíritos contra os excessos do imperialismo e do orgulho injustificáveis das outras nações do planeta, dotando-se a alma brasileira dos mais belos sentimentos de fraternidade, de ternura e de perdão."


Comentários