Esta data no Evangelho (9 de maio)

Francisco Muniz - 



Sob a epígrafe “Aos fiéis”, nosso estudo de algumas passagens do Novo Testamento nos leva à apreciação do versículo 5 do quinto capítulo da Primeira Epístola de Pedro, que comentaremos hoje, dia 9 de maio, segundo a luz meridiana da Doutrina Espírita. O texto, recolhido da Bíblia de Jerusalém, como de hábito, traz a seguinte redação:

“Do mesmo modo, vós, jovens, sujeitai-vos aos anciãos. Revesti-vos todos de humildade em vossas relações mútuas, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

A expressão adverbial “do mesmo modo” usada pelo apóstolo no início desse versículo indica que Pedro já havia aconselhado alguém antes, no caso, os anciãos, que ele denominou “presbíteros” (*), reconhecendo-se um deles. Em nota de rodapé, os organizadores da Bíblia de Jerusalém sugerem que a admoestação do Pescador parece observar que os jovens, em contraposição aos adultos, “são “muitas vezes turbulentos, sobretudo quando reunidos em grupos”; mas pode ter sido dirigida “também aos neófitos”, ou ainda “a todos os fiéis que não são presbíteros”. De qualquer forma, nota-se um conflito no seio da igreja motivado pelas diferenças próprias das gerações, as mais novas questionando as ideias estabelecidas, por não as compreenderem ou por quererem estabelecer as suas.

Tal fato nos leva a recordar o capítulo do livro Boa Nova (**), no qual o autor espiritual observa as relações entre os integrantes do Colégio Apostolar de Jesus, formados por homens maduros, a exemplo de Pedro, André e Bartolomeu (também conhecido como Natanael) e jovens como os irmãos “Boanerges” (***) – Tiago e João. A partir dos esclarecimentos do Mestre, esses “velhos e moços” (assim se intitula o capítulo) puderam se entender e colaborar melhor na tarefa comum, reconhecendo que o Espírito não tem idade, porquanto esta só influencia o corpo material. Se, como ponderou o Cristo junto a Simão Pedro, no diálogo referido nesse livro, fôssemos computar o tempo “na ampulheta das inquietações humanas”, envolvendo as múltiplas reencarnações, quem seria o mais velho dentre nós?

É dever dos Espíritos, portanto, manterem-se em clima de estreita cooperação em benefício do progresso geral, o que só se evidencia pelo respeito que deve viger entre todos os membros da sociedade, assim como aos regulamentos que a regem.

Um conto do zen-budismo narra que dois monges, um mestre e seu discípulo, saíram um dia em peregrinação e nessa caminhada passaram por uma aldeia e logo na entrada foram solicitados por um jovem que lhes perguntara como alcançar a felicidade na vida. O mestre lhe disse: “Divirta-se menos!” O jovem agradeceu e todos seguiram seus caminhos. Antes que deixassem a aldeia, foram interrompidos por um homem idoso que lhes fez a mesmíssima pergunta, recebendo mestre esta resposta: “Divirta-se mais!” E, mais uma vez, todos seguiram adiante.

Algum tempo depois de andarem em completo silêncio, o discípulo perguntou ao monge mais velho: “Mestre, por que você deu respostas diferentes a perguntas iguais?” O monge então explicou que sua tarefa era a de um condutor numa ponte pênsil sobre o abismo, fazendo com que os passantes não fossem tanto à esquerda nem tanto à direita, mantendo-se o quanto possível no centro, para não se arriscarem na queda. E disse mais: que o jovem que os havia interrogado primeiro estava no vigor de suas forças físicas e tinha muito ainda a fazer em prol da comunidade, ao passo que o idoso já havia contribuído bastante ao longo da vida e tinha o direito de divertir-se em pouco mais!

Humildemente, ouçamos os mais velhos e tentemos aprender com eles.

Notas

(*) Na Bíblia, presbítero significa uma pessoa mais madura, que cuida da igreja. Os presbíteros eram líderes na igreja, ensinando e mantendo tudo em ordem.

(**) Ditado pelo Espírito Humberto de Campos ao médium Francisco Cândido Xavier; ed. FEB, Rio de Janeiro, 1941.

(***) Conforme Marcos 3:17, Jesus apelidou assim aos dois filhos do pescador Zebedeu.


Comentários

  1. Bom dia Chico
    Sempre é gratificante, os ensinamentos elucidativos que vc comenta no Evangelho.
    Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sua participação nesse estudo. Deus nos abençoe.

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!