Esta data no Evangelho (6 de maio)

Francisco Muniz - 



Segundo Allan Kardec, toda ideia nova provoca algum incômodo e suscita uma reação contrária naqueles acostumados com o comportamento tradicionalista (*). Esse é o espírito do assunto que comentaremos hoje, dia 6 de maio, no prosseguimento de nosso estudo de algumas passagens do Novo Testamento. Para tanto, vamos abordar o versículo 5 do sétimo capítulo do Evangelho de Marcos, que é posto sob a epígrafe “Discussão sobre as tradições farisaicas”. Eis o texto, retirado da Bíblia de Jerusalém:

“(...) os fariseus e os escribas o interrogaram: ‘Por que não se comportam os teus discípulos segundo a tradição dos antigos, mas comem o pão com mãos impuras?’”

Primeiramente, vejamos o que se esconde nas reticências entre parênteses, retomando a narrativa de Marcos desde o primeiro versículo desse capítulo: “Ora, os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém [Jesus e seus discípulos encontravam-se na Galileia nessa ocasião] se reúnem em volta dele. Vendo que alguns dos seus discípulos comiam os pães com mãos impuras, isto é, sem lavá-las – os fariseus, com efeito, e todos os judeus, conforme a tradição dos antigos, não comem sem lavar o braço até o cotovelo, e, ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se aspergir, e muitos outros costumes que observam por tradição: lavagem de copos, de jarros, de vasos de metal (...)”

Concordamos em que tais hábitos respondem pela higiene corporal, indispensável à saúde física; no entanto, Jesus ensinava não para as personalidades transitórias de seu tempo, mas para os Espíritos imortais que o rodeavam, necessitados muito mais de esclarecimentos morais do que de incentivo às velhas práticas. Por essa razão ele iniciava suas pregações conclamando o povo para que se abrisse às novas recomendações, dizendo: “Ouvistes o que foi dito aos antigos, eu, porém, vos digo...” – e dava a lição nova, voltada para o cumprimento das leis de Deus e não para a manutenção dos impositivos civis da lei mosaica, eminentemente transitória. No entanto, muitas daquelas pessoas ainda não estavam suficientemente dispostas à mudança de atitude, mantendo-se até hoje aferradas às ordenações do Velho Testamento.

Assim como a Jesus, a recepção ao Espiritismo também se fez em meio à resistência, à descrença, igualmente sofrendo o combate daqueles obstinados nos ensinamentos antigos, apegados muito mais à letra do que ao espírito do ensinamento. Não foi à toa que Paulo de Tarso, o Apóstolo dos Gentios, alertou-nos quanto à boa interpretação das lições do Evangelho, salientando que “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2Coríntios 3). É preciso, pois, que tenhamos a coragem de voltar as costas para as tradições que impedem o livre exercício do pensamento e a aceitação das ideias novas, porquanto só as leis de Deus são imutáveis. A esse respeito, o escritor espírita Hermínio Miranda afirma que, para aprendermos o Espiritismo, é necessário desaprendermos tudo que sabemos (**).  

Tomo a liberdade de, agora, recordar estas palavras do escritor espírita baiano Evilásio Menezes, já desencarnado, retiradas de seu livro Pedagogia da Consciência (***), que originalmente seria intitulado “Crítica da Tradição à luz do Espiritismo”: "O Cristo não deve ser, apenas, representado em atos de liturgia religiosa, mas reverenciado intimamente em cada momento de nossa vida, na sociedade e na família, no sentir diferente do comum das criaturas dispersas, sem, porém, lamentá-las como infelizes, porque chegará o dia em que cada um realizará essa essencial transformação, ou seja: descobrir os aspectos pessoais e impessoais de Deus dentro de si. Deus como inteligência espontânea em seu eu superior (não sou eu que faço, mas o Cristo que age em mim), Deus nas leis imutáveis que determinam o crescimento e a ascensão perante a Consciência Cósmica."

Notas

(*) Ver, a respeito, a Introdução de O Livro dos Espíritos, especialmente sua sétima parte.

(**) Esse pensamento encontra-se no livro Nossos Filhos são Espíritos, ed. Lachâtre, São Paulo.

(***) Publicação da Ed. EME, Capivari – SP.


Comentários