Esta data no Evangelho (29 de março)

Francisco Muniz - 




O último versículo do terceiro capítulo da Epístola de Paulo aos Gálatas é justamente o 29.º, correspondente deste dia 29 de março, o qual, no âmbito de nosso estudo de temas do Novo Testamento, devemos comentar hoje, segundo o aprendizado da Doutrina Espírita. Eis o texto, copiado da Bíblia de Jerusalém:

“E se vós sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.”

Não é raro que algumas pessoas se interessem em pesquisar e construir a árvore genealógica de sua família, recordando seus antepassados até cinco ou seis (ou mais) gerações atrás, como forma de homenageá-los e manter o que acreditam ser uma honrosa tradição. No entanto, o que se honra aí é o valor materialista do sangue e do nome de família, algo que, se se perpetua na dimensão terrena, desaparece na esfera espiritual, onde só importam os valores morais que a alma soube cultivar ao longo de sua experiência terrena. Seja como for, o que o Apóstolo dos Gentios revela em sua frase é que todos nós que nos irmanamos pela crença no Deus único remontamos à ascendência de Abraão, o primeiro Patriarca e tronco dos três grandes ramos do monoteísmo no mundo. Pela ordem em que surgiram na Terra, são eles o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

O Judaísmo é anterior a Moisés, mas foi este Legislador quem deu o formato atual dessa religião, ao apresentar aos antigos hebreus a Lei de Deus, o mesmo Deus que revelou, na configuração de Iahweh, sua unicidade a Abraão muitos séculos antes, prometendo que sua geração, a partir de Isaac e Jacó, ocuparia toda a Terra. Para bom entendimento, as palavras de Iahweh significavam o fim progressivo do politeísmo, o que efetivamente se dará quando os homens compreenderem sua condição de Espíritos imortais criados pela Inteligência Suprema e abolirem as falsas crenças, baseadas nas ilusões da matéria. Foi para ajudar-nos nesse mister que a Humanidade recebeu a Terceira Revelação, o Espiritismo, que veio no tempo propício fazer eco ao ensinamento libertador que o Cristo Jesus nos legou há vinte séculos, cuja finalidade é o combate ao materialismo que alimentamos em nós mesmos.

Num só parágrafo citei os quatro reveladores, pois acredito que também Abraão o fora, sendo o primeiro a apresentar a ideia do Deus Único quando o politeísmo grassava preponderantemente no mundo de então. Allan Kardec, no entanto, despreza esse fato, atendo-se unicamente a Moisés e ao Cristo, destacando o Espiritismo pela característica de não estar centrado em nenhuma personalidade humana. São os Espíritos, isto é, os seres da esfera invisível da existência, o mundo espiritual, que, escancarando o segredo dos túmulos, vêm dizer aos homens que, assim como Jesus o manifestara na ressurreição, ninguém morre, logo, a morte não existe, atestando que a imortalidade é nossa principal condição. Despertar para esse fato, portanto, será a mais importante revolução que seremos capazes de realizar e para a qual temos recebido, desde Jesus, os mais enfáticos apelos do Alto.  

Assim, se, como diz Paulo de Tarso, somos de Cristo – e no Ocidente, na grande maioria, o somos, representando o Cristianismo, nas estatísticas mundiais, a religião majoritária, em termos populacionais (*), cumprindo-se aí a promessa de Iahweh ao grande Patriarca –, somos, então, herdeiros desse pensamento que o Cristo veio consolidar entre nós mostrando a face compassiva de Deus. Não mais, agora, o Senhor dos Exércitos, não mais o Deus terrível, cruel e vingador do Velho Testamento, mas o Pai misericordioso que ama ilimitadamente todos os seus filhos, mesmo o mais terrível inimigo dos homens, para todos estendendo sua bondade inefável, docemente convidando-nos à conversão à prática do bem, mercê de suas leis sábias e perfeitas - imutáveis portanto. Que saibamos honrar cada um desses convites!

(*) No início do século XXI o cristianismo conta com 2,3 bilhões de fiéis, representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países. (Wikipedia)


Comentários

  1. Um pastor me disse , que segundo o entendimento deles, nós não somos os escolhidos. Que Jesus veio para o povo hebreu. Mas que agora somos, porque eles não o quiseram. A letra taí.cada um recebe do jeito que consegue. Parabéns Pequeno Príncipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, querida, está no próprio Evangelho, nas palavras de Jesus, a notícia dessa transferência, confirmada depois por Humberto de Campos em "Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho". Oxalá saibamos cuidar muito bem dessa herança ou ela irá necessariamente para outras mãos mais responsáveis!

      Excluir

Postar um comentário

Abra sua alma!