Esta data no Evangelho (12 de março)

Francisco Muniz // 




“Humildade e caridade na comunidade” é a epígrafe do versículo 3 do capítulo 12 da Epístola de Paulo aos Romanos, o qual se apresenta para nossos comentários neste dia 12 de março. Como é notório, este trabalho resulta e dá sequência ao estudo de algumas passagens do Novo Testamento, o que fazemos com base na Codificação espírita e em obras correlatas. Vamos, então, tentar analisar o texto do versículo copiado da Bíblia de Jerusalém:

“Em virtude da graça que me foi concedida, eu peço a cada um de vós que não tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que convém, mas uma justa estima, ditada pela sabedoria, de acordo com a medida da fé que Deus dispensou a cada um."

Paulo tinha autoridade moral para pedir o comedimento dos fiéis de Roma, apelando para a prática mais amiúde da caridade e da humildade, porquanto foi ele que se fez pequeno para ganhar os pequenos (*), fazendo-se maior a cada vez que provava junto aos homens seu grande amor pelo Cristo e sua causa. A ele, a graça concedida foi a própria revelação do Cristo no caminho de Damasco, seguida de seu despertamento para a Realidade da vida depois de meditar durante seis anos estudando os escritos de Mateus, conforme salienta Emmanuel em seu livro Paulo e Estêvão (ed. FEB), ditado à psicografia de Chico Xavier.

O pensamento paulino, traduzido no versículo que ora estudamos, remonta ao convite de Jesus para que aprendamos com ele, que é “manso e humilde de coração”. Os humildes, ou seja, aqueles que não estejam dominados pelo orgulho e assim não se sentem donos de verdade alguma, afeiçoam-se melhor e mais depressa às propostas revolucionárias do Evangelho, permitindo-se transformar à força das lições suaves e doces do meigo Rabi da Galileia. Até os dias de hoje seu chamado ecoa nos refolhos de nossas almas cansadas e aflitas e somente aqueles de nós que temos força suficiente para vencer o domínio do ego buscamos o alívio que o Mestre nos promete há mais de dois mil anos.

Paulo sugere que tenhamos de nós mesmos “uma justa estima”, ou seja, que não nos vejamos mais do que efetivamente somos – e para que tenhamos essa medida é preciso conquistarmos alguma sabedoria mediante o quantum de fé que sejamos capazes de manifestar. Claro está, portanto, que só adquirimos sabedoria a partir de nosso reconhecimento em Deus e esse caminho se faz através do Cristo Jesus: “Eu sou o caminho da verdade e da vida” (**). Fora dessa via, tudo quanto podemos obter são conhecimentos, informações insuficientes para oferecer respostas minimamente satisfatórias sobre tudo que diga respeito à alma, sua origem, natureza e destinação.

É nesse sentido que, na atualidade, o Espiritismo vem em nosso socorro, tanto reforçando as antigas lições – de Jesus a Paulo e de Paulo a Allan Kardec – aumentando em muito nossa capacidade de reflexão e discernimento, enquanto ajuda-nos a desenvolver as potências do sentimento, principalmente nos quesitos da caridade e da humildade. Para tanto, precisamos ter plena noção de nossos dois principais defeitos, o orgulho e o egoísmo, que obstam o progresso moral no seio da Humanidade. Desse modo entendemos por que a Irmã Bernadete, dirigente do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade, em Salvador, recomenda aos médiuns trabalhadores que não nos consideremos “sabichões”, porquanto nosso pretenso saber “é bem estreito nos horizontes do mundo” (***)...  

Notas

(*) Ver o versículo 22 do capítulo 9 da Primeira Epístola aos Coríntios.   

(**) Carlos Torres Pastorino, autor de Sabedoria do Evangelho, prefere essa forma.

(***) Palavras de Jesus ao senador Públio Lentulus, conforme o romance Há 2.000 Anos, de Emmanuel, por Chico Xavier. 

Comentários