Esta data no Evangelho (4 de fevereiro)

Francisco Muniz //




Eis que voltamos ao livro do Apocalipse, para continuação de nosso estudo em torno de temas do Novo Testamento, desta vez para abordar o versículo 4 do capítulo 2, relativos a esta data de 4 de fevereiro. Na abertura desse livro, composto mediunicamente, seu autor, o apóstolo e evangelista João, apresenta-nos, na primeira parte, “As cartas às Igrejas da Ásia”, ocupando-se inicialmente da Igreja de Éfeso, razão do versículo que comentaremos agora, sob a inspiração da Doutrina Espírita, a partir do texto observado na Bíblia de Jerusalém:

“Devo reprovar-te, contudo, por teres abandonado teu primeiro amor.”

Antes de mais nada, é preciso que se diga que as cartas de João são o próprio livro que ele escreve e deve ser enviado ao Anjo de cada uma dessas Igrejas asiáticas; o livro-carta contém louvores quanto ao comportamento, admoestações quanto ao que se fez e avisos quanto ao que advirá. Assim, a partir do segundo versículo, o Cristo Cósmico, que é quem dita a carta a seu apóstolo João, diz ao Anjo de Éfeso: “Conheço tua conduta, tua fadiga e tua perseverança: sei que não podes suportar os malvados: puseste à prova os que se diziam apóstolos (*) – e não são – e os descobriste mentirosos. És perseverante, pois sofreste por causa do meu nome, mas não esmoreceste”.

Há uma reprovação, porém, devida ao abandono do “primeiro amor”, o que nos leva a considerar o comportamento religioso do homem sobre a Terra. Esse “primeiro amor” será sempre Deus, o Criador e Provedor, sejam quais forem os títulos com que nossa adoração possa identificá-lo, principalmente se somos cristãos. No entanto, vemos, ainda, o grande fosso que o orgulho humano criou entre o conhecimento científico e a ideia de Deus, enquanto grassa, mesmo entre a massa “esclarecida”, as manifestações politeístas que devemos combater em nós mesmos desde que Moisés recebeu e promulgou o Decálogo no alto do Monte Sião: “Não terás outros deuses diante de ti”, determina o primeiro mandamento.

Também entre cristãos-espíritas tal comportamento pode ser observado. Aproveitando o caráter liberal da Doutrina e amparados pelo fato de que Jesus não instituiu qualquer religião, apenas recomendou o amor incondicional, muitos companheiros veem-se livres para as manifestações próprias do culto exterior. Como numa volta às origens, quando o Cristianismo, tornado religião de Estado, oficial, abraçou o paganismo, em vez de convertê-lo. É certo que sua dedicação ao Espiritismo não pode ser posta em dúvida, embora o Espírito Emmanuel, do alto de sua destacada condição de mentor espiritual do verdadeiro apóstolo que foi Chico Xavier, diga que toda justificativa para abandonarmos nossos mais sagrados deveres para com a Doutrina Espírita é injustificável.

“Se o Plano Superior já te permite pisar na seara espírita, não te limites à prece”, diz-nos Emmanuel no capítulo 73 do Livro da Esperança (psicografia de Chico Xavier, ed. CEC), recomendando-nos o estudo acurado dos princípios doutrinários a fim de, suficientemente esclarecidos, não nos deixemos levar pelos impulsos primitivos que já devíamos ter superado. É desse modo que somos chamados a laborar na “vinha do Senhor”: “Aquele que não cultiva o campo que o trabalho de seu pai lhe ganhou, e o qual ele herda, vê esse campo se cobrir de ervas parasitas. É seu pai quem lhe toma as colheitas que não quis preparar?” – assim nos questiona Um Espírito Amigo em O Evangelho Segundo o Espiritismo (**). Reflitamos.

Notas

(*) Em grego, a palavra “apóstolo” quer dizer “enviado” e, conforme o contexto aqui, podemos fazer uma analogia aos falsos profetas.
(**) Instruções dos Espíritos, item 18: “Dar-se-á àquele que tem”.


Comentários