Esta data no Evangelho (11 de fevereiro)

Francisco Muniz // 




Chegado o dia 11 de fevereiro – hoje! –, a Bíblia de Jerusalém nos apresenta o versículo 2 do capítulo 11 da Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios para os comentários que faremos, prosseguindo nosso estudo de temas do Novo Testamento sob a inspiração da Doutrina Espírita. O texto, bastante reflexivo, diz o seguinte:

“Experimento por vós um zelo semelhante ao de Deus. Desposei-vos a um esposo único, a Cristo, a quem devo apresentar-vos como virgem pura.”

À semelhança do Patriarca Abraão, que com justiça é chamado de “pai” pelo Lázaro da parábola contada por Jesus (Lucas 16:19-31), Paulo manifesta sua grande compaixão pelos gentios, aos quais costumeiramente tratava carinhosamente por “filhinhos”. É desse modo carinhoso que Deus, o Todo-Compassivo, derrama suas bênçãos sobre todos nós, seus filhos bem-amados. E toda essa solicitude se dá no sentido de preparar-nos para o matrimônio com o Cristo, uma vez que somos a noiva que na Parábola do Festim de Bodas vai se unir ao filho do rei que é o próprio Deus, o Pai de amor e bondade que nos chama a todo instante para seu reino de paz e concórdia pelo simples cumprimento de suas leis eminentemente educativas.

Nesse versículo, Paulo se apresenta como ministro na celebração desse casamento e, mais que isto, como responsável pela construção e manutenção de nossa condição virtuosa, para fazer valer nossa perfeita união com o Cristo. É desse modo que compreendemos várias passagens do ensinamento de Jesus, como quando o Mestre nos diz ser um com o Pai (João 10:30) e nos convida a unirmo-nos a ele próprio como única maneira de nos integrarmos à dimensão divina: “Eu sou o caminho da verdade e da vida [Pastorino (*) prefere esta forma], ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Vale atentar para a expressão paulina referente à unicidade do esposo, fazendo-nos considerar que o Cristo não é, ao contrário do que se observa no panorama religioso do mundo, mais uma alternativa para a caminhada do homem em direção a Deus. Conforme apregoou o próprio Messias, ele é o caminho, de modo que todas as outras experiências religiosas do homem são atalhos na busca do objetivo final; afinal, como já foi dito, “ninguém vem ao Pai senão por mim”. É certo que todas as tentativas infrutíferas terminam por cansar o homem que não sabe por onde ir, sendo então que, para aliviar seu cansaço e trazer luzes novas a seu entendimento, o Cristo se lhe apresenta com a melhor das propostas: “Eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19).

Foi nessa condição, de pescador de homens (ou almas), que o Apóstolo dos Gentios se revelou aos coríntios como aos gálatas, aos tessalonicenses, aos romanos... apascentando as ovelhas desgarradas e conduzindo-as ao aprisco do Divino Pastor, assim como Jesus pedira a Simão Pedro. Após eles, é nossa atribuição, como discípulos esclarecidos pelo Espiritismo, repetirmos esses exemplos, inspirando cada vez mais buscadores da Verdade a seguirem o caminho que leva ao Reino de Deus. Mas para que sejamos bons condutores e consigamos inspirar condutas virginais e puras, é imprescindível que nos purifiquemos, por nossa vez, adotando uma postura verdadeiramente cristã.

A tal respeito, vale recordarmos a recomendação do mesmo Paulo, apóstolo, nas páginas de O Evangelho Segundo o Espiritismo, afirmando que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma pessoa (**) de modo que o verdadeiro espírita é reconhecido, diz Allan Kardec (***) “pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações”.  

Notas

(*) Carlos Torres Pastorino, autor da obra Sabedoria do Evangelho, em oito volumes (ed. Sabedoria, RJ).

(**) Cap. XV, item 10 (“Fora da caridade não há salvação”).

(***) Cap. XVII, item 4 (“Os bons espíritas”).


Comentários