Esta data no Evangelho (3 de novembro)

Francisco Muniz


“Respondia-lhes: ‘Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo’.”

Essas palavras correspondem ao texto do versículo 11 do capítulo 3 do Evangelho de Lucas, as quais procuraremos interpretar neste dia 3 de novembro. O evangelista cita, aí, o que o profeta João, aquele “que clama no deserto” (*), imprecava às multidões que compareciam à região do rio Jordão a fim de serem batizadas. Numa muito bem fundamentada reportagem acerca daqueles tempos, Lucas, que não era judeu e não conhecera Jesus, relata ter sido no ano décimo quinto do império de Tibério que se deu tal episódio, quando Pôncio Pilatos era o governador da Judeia. E dá mais detalhes logo na abertura do capítulo, o primeiro da segunda parte desse registro, intitulado “Preparação do ministério de Jesus”, detalhes esses que não precisamos declinar aqui, por ora.

Vamos, pois, ao que pode nos interessar, analisando a narrativa colhida na Bíblia de Jerusalém.

É, ainda e mais uma vez, um apelo ao desprendimento e à caridade que o Batista nos faz, em seu trabalho de preparação das veredas que o Cristo trilharia mais tarde, repetindo incessantemente a lição do desapego necessário para o acesso ao Reino de Deus. Sim, seis séculos depois de Elias, João voltava a proclamar o arrependimento àqueles corações endurecidos pela ignorância, preparando-os para a chegada do Messias. E como as multidões o questionassem, ele as instruía acerca da caridade que deveriam praticar, desfazendo-se do que tivessem em excesso, além do básico de que de fato necessitavam, beneficiando os mais pobres, os desafortunados e carentes.

A caridade, pela abnegação que promove a renúncia de si mesmo e o desprendimento quanto às posses materiais, terrenas, é a virtude por excelência, representativa do amor que Deus, o Pai amantíssimo, demonstra a cada um de seus filhos e que o Cristo ensinou através de exemplos concretos. Observando tais demonstrações é que Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, cunhou o lema “Fora da caridade não há salvação”, indicando o caminho que devemos percorrer para vencermos a inferioridade moral que nos caracteriza na Terra.

Nesta época, em que as situações decorrentes do processo de transição planetária têm sido de intensificação das provas individuais e coletivas, somos todos solicitados a prestar nosso auxílio aos irmãos afetados pelas enfermidades e pela fome, além das dores provocadas pelas ocorrências climáticas. Aqui e ali, perto ou longe de nós há alguém desesperado implorando o socorro dos Céus, podendo ou não clamar por esse auxílio. Como sabemos, é através das criaturas de boa vontade que a Providência divina socorre os mais infortunados e por esse motivo devemos, nós que escolhemos servir ao Cristo incondicionalmente, levantar de nossa posição confortável e nos movimentarmos na direção dos sofredores.

É preciso agirmos o quanto antes cumprindo nossas tarefas relativamente aos mandamentos da Lei que Jesus resumiu no “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, tendo em mente o que o Mestre ensinou a seus discípulos, conforme lemos em Lucas 17:7-10: “Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou guardando gado, lhe dirá, quando ele voltar do campo: Vem já sentar-te à mesa; e que antes não lhe dirá: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; e depois comerás tu e beberás? Porventura agradecerá ao servo, por ter este feito o que se lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”.

(*) Referência à profecia de Isaías anunciando o arauto do Messias.


Comentários