Eusapia Paladino



No dia 9 de julho de 1918, desencarnava, em Nápoles, Itália, Eusapia Paladino, uma notável médium de efeitos físicos que se submeteu a rigorosos testes de pesquisa. Nasceu ela em Minervino Murge, Itália, em 21 de janeiro de 1854 e desencarnou em Nápoles, em 16 d maio de 1918, aos 64 anos de idade. Sua mãe morreu no parto e ficou órfã de pai aos 12 anos.

Eusapia Paladino foi a primeira médium de efeitos físicos submetida a experimentos por cientistas da época, como Cesar Lombroso, Alexandre Aksakof, Charles Richet (Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1913), Pierre Curie (Prêmio Nobel de Física de 1903) e muitos outros.

As primeiras manifestações de sua mediunidade consistiram no movimento e levitação de objetos, quando ainda era muito jovem, pois só tinha quatorze anos. Esses fenômenos foram espontâneos e ocorreram na casa de uma amiga com quem ela morava. Não foi esclarecida quanto a à mediunidade até aos 23 anos, quando, graças a um espírita convicto, o senhor Damiani, conheceu o Espiritismo.

Por volta de 1888, Eusapia impactou o mundo científico através de uma carta do professor Ercole Chiaia ao criminologista Cesar Lombroso, na qual detalhava as experiências que tinha realizado com ela e que foi publicada na revista "Il Fanfulla da Domenica".

Entre outras coisas, o missivista disse: "A paciente é uma mulherzinha de condição social muito modesta, de cerca de trinta anos, robusta, analfabeta, e cujo passado, por vulgar, não merece ser escumilhado; que não apresenta nada de notável, além das pupilas de fascinante brilho e essa potencialidade, que os criminalistas diriam irresistível."

Em outra passagem da carta, ele dizia: "Quando desejar, esta mulherzinha será capaz, trancada em um quarto, de divertir durante horas, por meio de fenômenos surpreendentes, a todo um grupo de curiosos mais ou menos céticos, ou mais ou menos agradáveis."

Nesta carta também convidava o famoso alienista a investigar, diretamente, os fenômenos que havia observado no meio. Três anos depois, em 1891, Lombroso aceitou o convite e realizou uma série de sessões com Eusapia. Estes trabalhos foram seguidos pela Comissão de Milão, composta pelos professores Schiaparelli, diretor do Observatório de Milão; Gerosa, professor de Física; Ermacora, doutor em Filosofia, de Munique; e o professor Charles Richet, da Universidade de Paris. Além destas sessões, realizaram-se muitas outras, com a presença de homens de ciência, não só da Europa, mas também da América.

Lombroso, diante da evidência dos fatos, se converteu ao Espiritismo e declarou: "Estou cheio de confusão, e lamento ter combatido, com tanta insistência, a possibilidade dos fatos chamados espíritas."
A conversão de Lombroso também se deveu ao fato de o Espírito de sua mãe ter se materializado em uma das sessões realizadas com Eusapia.

Antes de concluir esta ligeira exposição sobre a preciosa mediunidade de Eusapia Paladino, convém citar um extrato do relatório apresentado pela Comissão de Milão, que diz: "É impossível dizer o número de vezes que uma mão apareceu e foi tocada por um de nós. Basta dizer que a dúvida não era mais possível. Realmente, era uma mão viva que víamos e tocávamos, enquanto, ao mesmo tempo, o busto e os braços da médium eram visíveis e suas mãos eram seguradas por quem se encontrava ao seu lado."

Como se pode ver, a Comissão que apresentou este relatório era composta por homens de ciência, o que não deixa dúvidas quanto à veracidade dos fenômenos por eles apurados. O professor Charles Richet, em 1894, realizou também várias sessões experimentais em sua própria casa, obtendo levitações parciais e completas da mesa, além de outros fenômenos de efeitos físicos.

Sir Oliver Lodge, professor de Filosofia Natural no Bedford College, professor de Física na Universidade de Liverpool, reitor da Universidade de Birmingham, e que também foi por muitos anos presidente da Associação Britânica de Cientistas, após suas experiências com Eusapia apresentou um relatório à Sociedade Britânica de Investigação, dizendo, entre outras coisas, o seguinte: "Qualquer pessoa, sem preconceito invencível, que tenha tido a mesma experiência, terá chegado à mesma conclusão geral, ou seja, que acontecem atualmente coisas que eram consideradas impossíveis... O resultado da minha experiência convence-me de que certos fenômenos geralmente considerados anormais pertencem à ordem natural e, como corolário disso, que estes fenômenos devem ser investigados e verificados por pessoas e sociedades interessadas no conhecimento da natureza."

Aí está, em grandes traços, a excepcionalidade mediúnica de Eusapia Paladino, figura destaque na história do Espiritismo, que veio à Terra cumprir a sublime missão de demonstrar a sobrevivência do Espírito após a desencarnação.

Comentários