Esta data no Evangelho (9 de outubro)

Francisco Muniz



Hoje, dia 9 de outubro, nosso estudo abordará o versículo 9 do décimo capítulo dos Atos dos Apóstolos, no qual o evangelista Lucas, autor dessa reportagem acerca das atividades realizadas pelos principais discípulos de Jesus após a ascensão do Mestre, relata a ida de Pedro à casa de m centurião romano. A Bíblia de Jerusalém, repositório das passagens evangélicas que utilizamos aqui, narra assim:

“No dia seguinte, enquanto caminhavam e estando já perto da cidade, Pedro subiu ao terraço da casa, por volta da sexta hora, para orar.”

Somente a título de informação, o centurião citado por Lucas é Cornélio, aquele mesmo que teve um servo curado à distância por Jesus. O que nos interessa comentar é a atitude do apóstolo, que se retira para fazer suas orações buscando o local mais elevado da casa onde se encontravam. O evangelista inclusive detalha o momento do dia em que Pedro decide empreender sua conversa silenciosa e solitária com o Cristo, sempre presente em seus pensamentos: a sexta hora, ou seja, por volta do meio dia.

Quando criança, eu ouvia minha mãe dizer-nos, a mim e a meus irmãos, que não podíamos ficar fora de casa, perdidos em nossas brincadeiras infantis, à hora do almoço, porque às 12 horas em ponto as “almas do purgatório” desfilavam pelas ruas. Não sei o quanto há, ou havia, de verdade nessa expressão de Mainha, mas o fato é que, mesmo temeroso, eu ansiava ver, assistir a esse tal desfile das almas. Superstições e misticismo à parte, o que Mainha queria de fato nos dizer, hoje assim entendo, era que precisamos aquietar em casa e buscarmos o contato com o Divino.

A questão da hora é apenas simbólica: no relógio, os ponteiros ficam ambos apontados para cima a cada 12 horas, num indicativo de que devemos pôr corpo e alma voltados para Deus ao menos duas vezes por dia. E a razão para isso é a necessidade de estarmos em contato com a dimensão espiritual o mais estreitamente possível, a fim de obtermos forças, coragem, paciência e resignação ante os embates da vida material. A oração, assim, é o meio que nos permite receber a colaboração dos amigos espirituais que em nome da Providência divina vêm atender nossos pedidos, desde que o mereçamos, renovando nossas esperanças em dias cada vez melhores.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), Allan Kardec atesta a eficácia da prece, explicando as razões quanto às recomendações do Rabi nazareno quanto a pedirmos para obtermos, ou a buscarmos para encontrar, ou a batermos à porta do Céu para que ela se nos abra em ofertas de oportunidades renovadoras. E não é só do ponto de vista da mística que as orações encontram sua validade, pois há até mesmo estudos científicos, como os realizados na Duke University (*), nos Estados Unidos, confirmando objetivamente a ação da prece sobre a saúde de pacientes internados.

Não foi à toa, portanto, que o Mestre nos ensinou a orar e legou-nos a mais perfeita fórmula nesse sentido, que é a oração do Pai Nosso, a única que o Codificador considerou aceitável para os espiritistas, ainda que ele próprio tenha nos deixado, nas páginas do ESE, vários modelos de preces para serem usadas em ocasiões e finalidades ali especificadas. Pela prece, que é um dos instrumentos da Lei de Adoração, diz Kardec, pode-se louvar, pedir e agradecer à Divindade, de forma que dela devemos fazer uso constantemente, nos moldes preconizados pelo Cristo Jesus: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:6).

(*) Ver: https://super.abril.com.br/ciencia/rezar-resolve/


Comentários