Que é a quinta dimensão?

Francisco Muniz


Leio e ouço falarem sobre pessoas que já vibram na quinta dimensão, enquanto a vibração de nosso planeta corresponde a quatro dimensões físicas: altura, largura e profundidade. Esqueci de uma? Sim, a quarta dimensão física é o tempo, responsável pela evolução da caminhada do Espírito encarnado, transitando da animalidade para a angelitude.
Somente com muito esforço e aproveitando o recurso do tempo será possível aos seres espirituais encetar sua caminhada consciente na direção do auto aprimoramento moral, condição essa que Jesus chamou de perfeição.
Acontece, porém, que bem poucas pessoas têm sabido aproveitar os benefícios da encarnação, demorando-se na sombra por tempo demasiado. De acordo com o mestre russo De Ropp, a humanidade, do ponto de vista de sua condição evolutiva, manifesta cinco níveis de consciência.
O primeiro estágio é o da consciência de sono sem sonho, caracterizado pela manifestação de fenômenos orgânicos: respiração, digestão, reprodução e circulação sanguínea, como se o ser estivesse anestesiado, sem vontade.
No segundo nível - sono com sonho -, o ser já libera clichês e lentamente incorpora-os à realidade imagética, passando pelas fases dramáticas (pesadelos, pavores, libido - ação dos estímulos sexuais) reveladoras (parcial libertação do Espírito quando o corpo está em repouso...).
O sono acordado caracteriza o terceiro estágio e então a criatura manifesta determinação pessoal aliada à vontade, o que a conduz aos ideais de enobrecimento, à descoberta da finalidade de sua existência, às aspirações do que lhe é essencial, ao auto encontro, à realização total.
O quarto estágio, de transcendência do eu, mostra a identificação consigo mesmo, com a consequente liberação do eu profundo, realizando a harmonia íntima com os ideais superiores - seu real objetivo psicológico existencial.
Por fim vem o quinto estágio, que é o da consciência cósmica, marcado pela superação dos conflitos e a desidentificação dos conteúdos psicológicos afluentes, assim permitindo a iluminação.
Como se percebe, estamos caminhando ou transitando de um nível inferior para aquele imediatamente superior, mas à custa de muito esforço de peregrinação ao longo de séculos ou milênios...

Comentários