O progresso

 Léon Denis


A inteligência humana, conquanto parcialmente lúcida, não possui recursos para definir o Indefinível. No entanto, se aplicadas as leis do cálculo de probabilidades para exame das condições essenciais necessárias à existência da vida na Terra, conforme a encontramos, somos forçados a admitir e aceitar uma Inteligência Criadora, Causa primária de todas as coisas, e, nos adentramos ao organismo humano para conhecer-se as sedes da vida, deparamo-nos com essa mesma Sabedoria Divina gerando e mantendo a ordem, igualmente, no domicílio celular para o crescimento do espírito que dele se utiliza temporariamente.
Quando o eminente Dr. L. Hamm, em 1677, descobriu o milagre da fecundação (através de uma célula que seria descrita posteriormente por A. V. Leeuwenhoeck), focalizou sua atenção em minúscula célula que, fecundada, tem a rara propriedade de reproduzir-se, por si mesma, em 26 bilhões de células diversas, no vivíparo humano, construindo, desse modo, todos os órgãos e formas que constituem o homem. O gameta fecundante, fator estimulante de tal milagre, mede aproximadamente 52 a 62 mícrons de comprimento (merece recordar que o micro representa a milésima parte do milímetro). Tal célula é constituída de água, em 90% e matéria sólida, em 10%, donde se desdobra toda a organização física e fisiológica com os complexos equipamentos da vida para o ser humano. Nesse sentido, ligeiro exame dos glóbulos vermelhos nos faz encontrar em cada milímetro cúbico aproximadamente 5.500.000 no homem para 4.800.000 na mulher. Para que tenhamos uma idéia de tal volume, se nos fosse dado arrumá-los em fila indiana, eles alcançariam a extensão de 187.000 quilômetros. Assim, o sangue de apenas um homem consegue dar cinco voltas em torno da Terra…
Só uma inteligência que supera, imensurável, o entendimento humano, mas que pode ser sentida em cada homem, em tudo e em todos, realizaria o prodígio de tais grandezas para a elaboração do veículo de que se utiliza o espírito na sua jornada evolutiva, quando na Terra.
A harmonia das galáxias nos seus graciosos movimentos incessantes, no Infinito, mediante aproximação e afastamento umas das outras, obedece a plano de órbita adredemente traçado, em inconcebível beleza, na sua visão de conjunto, mesmo para o mais avançado grau de estética intelectual, no Orbe terreno.
Deus transcende qualquer entendimento e por isso é Deus.
Só Deus, portanto, pode entender e definir Deus…

Comentários