Esta data no Evangelho (9 de julho)

 Francisco Muniz


Voltei ao processo original e desta vez o dia de hoje, 9 de julho, corresponderá ao capítulo, ficando o versículo para o mês. Desse modo, abri o Evangelho de João e vejo que o citado capítulo relata a "Cura de um cego de nascença", um dos chamados "milagres" protagonizados por Jesus que, para ser bem compreendido, citarei aqui desde o versículo 6:

"Tendo dito isso (1), cuspiu na terra, fez lama com a saliva, aplicou-a sobre o olhos do cego e lhe disse: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé - que quer dizer 'Enviado'". O cego foi, lavou-se e voltou vendo."

Em seus ensinamentos, o Cristo Jesus sempre fez alusão aos olhos e ao olhar, frisando ser preciso ter olhos de ver a fim de reconhecermos a Verdade e tudo quanto nos chegue da Bondade Divina, ou da esfera espiritual.
No entanto, como espíritos ainda na inferioridade, em termos de evolução, estamos sob o domínio das trevas da ignorância, aferrados a tal ponto no egoísmo e no orgulho que às demonstrações evidentes da Realidade espiritual reagimos dizendo absurdos como este: "Vejo, mas não acredito, porque sei que é impossível!"
A esse tipo de cego o Mestre pede que deixemos em paz, uma vez que são cegos guiados por outros cegos - e ambos cairão no abismo.
A Verdade, no entanto, é para aqueles que, como o "cego de nascença" referido por João, desejam de fato ver, sendo revelada de acordo com os esforços feitos pelo buscador, porquanto a porta será aberta a quem nela bater.
Na maioria de nós, como bem salienta o Espírito Emmanuel, que foi mentor do médium Chico Xavier, prepondera a miopia espiritual, defeito que somente a fé raciocinada, diligente e sincera, poderá aos poucos corrigir.
E, segundo Allan Kardec, "não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade". (2)
Para tanto foi-nos revelado o Espiritismo, que é Jesus de volta, com o objetivo de "iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos". (3) Instruirmo-nos na Doutrina libertadora, portanto, é necessidade da primeira hora.

Notas:

(1) Antes de beneficiar o cego de nascença, Jesus disse o seguinte a seus discípulos: "Enquanto é dia, temos de realizar as obras daquele que me enviou; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
(2) e (3) Kardec, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Comentários