Perfeito anagrama

Francisco Muniz




Porque Deus existe e suas leis - perfeitas, sábias e imutáveis - controlam o ordenamento do Universo, sabemos que absolutamente nada obedece ao acaso.
Por esse motivo, deveríamos observar melhor certos acontecimentos e detalhes da vida que para a maioria não passam de coincidências, fazendo com que as pessoas se acomodem e evitem ao menos pensar.
Mas convivemos, insuspeitadamente, com alguns fatos dignos de mais profunda reflexão, como a expressão Santa Maria ser um anagrama perfeito para a palavra samaritana.
Ainda que pese serem os samaritanos, historicamente, um povo cuja existência é incontestável a partir dos relatos bíblicos, graças a um ensino parabólico de Jesus eles ganham importância universal como exemplo da verdadeira caridade.
Essa caridade, sendo manifestação do amor sublimado, do amor incondicional, maternal mesmo, vai encontrar correspondência na ação magnânima da Mãe Santíssima após a morte de seu Filho amado.
Se em Éfeso, instalada na casa que o apóstolo João adquiriu para viver com essa mãe do coração, Maria se devotava na atenção aos necessitados, no Plano Espiritual ela desenvolve plenamente sua condição de Rainha dos Anjos.
Relatos como os que fazem os espíritos Humberto de Campos, no livro "Boa Nova" (Chico Xavier), e Camilo Castelo Branco, em "Memórias de um Suicida" (Yvonne do Amaral Pereira), corroboram minhas palavras e fazem com que nossas almas se penitenciem, genuflexas, suplicando a Maria Santíssima: "Rogai por nós!"

Comentários