Triunfo da lógica a caminho da razão

Francisco Muniz


Parte final do último capítulo do livro "Os novos tempos chegaram - breve abordagem da Educação Espírita" (DPL, 2002) - no qual tive o privilégio de escrever algumas das palavras iniciais -, de autoria do meu amigo Evilásio Menezes, que deixou uma obra admirável em Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio, no campo da caridade. Evilásio, ou Tio Vila, como era conhecido em Feira de Santana, desencarnou em 2019.

Eis o que li:

"Para a Ciência, no entanto, a verdade deve ser o triunfo da lógica a caminho da Razão.
"A Ciência não pode ainda desbancar a crença definitivamente, porque sua atividade se direcionou basicamente para propiciar o bem estar material. Multiplicou gradativamente todos os sentidos do homem, aumentando o bem estar físico, atrofiando o desenvolvimento moral, base essencial do progresso espiritual. Só em meados do século passado volveu ela o olho para a parte transcendente do ser humano. E esse pouco tempo foi já suficiente para se perscrutar a natureza espiritual do homem, sua evolução, a constituição de seus corpos, sua aura, seu bioplásmico e a manifestação inconteste de sua imortalidade.
"A expansão da consciência é o objetivo maior da Vida e da Evolução. Quando os er atingir a sapiência se identificará com a Consciência Cósmica e realizará, então, o salto qualitativo de sua existência. Quando o Espírito atingir a sapiência, época em que a ciência encontrar definitivamente a Razão, a Religião não se manifestará precariamente por seitas e templos, em dias especiais, mas se tornará a razão essencial de viver. Não haverá distinção entre a vida leiga e a vida religiosa, porque então a consciência terá sido educada para sua finalidade precípua.
"Felizmente já estamos em plena era da ciência, que nos levará fatalmente à era do Espírito, à era da Sapiência, quando o Ser dimensionado pela Educação Integral, Educação Intelectual e Educação Racional, projetará o Espírito na racionalidade da Consciência Cósmica. O Terceiro Milênio é o início dessa Era tão esperada - a era da Sapiência! Vamos ao encontro dela."

***

Fica o convite.

Comentários