A bênção da dor

Francisco Muniz


"A dor é uma benção que Deus envia a seus eleitos..."
Pessoas não resilientes não compreendem nem aceitam a verdade dessa frase ditada por "Um Espírito Amigo" logo na abertura da lição sobre a paciência, em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Segundo tais pessoas, os eleitos de Deus não sofrem, não experimentam a prova da dor. Esses eleitos então seriam privilegiados e assim Deus premiaria alguns de seus filhos em detrimento da imensa maioria que padece neste e no "outro mundo".
A julgar por essa ótica imediatista, Deus seria injusto, o que é inadmissível, sendo Ele o Pai apresentado por Jesus - e um bom pai não faz distinção entre seus filhos nem passa a mão sobre a cabeça de nenhum deles.
A justiça divina está em dar a todos o mesmo ponto de partida, os mesmos recursos e a oportunidade para que caminhemos em direção à casa paterna, fazendo a vontade do Altíssimo.
Por essa razão é que no Livro de Ezequiel, no Velho Testamento, é dito que "Deus não quer a morte do ímpio, quer que ele se converta". E a dor é o instrumento dessa conversão, que significa tão somente transformação interior, mudança de rumo...

Comentários