Dos alimentos

Francisco Muniz



Em seu cap. 17, o Bhagavad Gita faz referência aos três motivos de agir e neles cabe tratar da disciplina alimentar como processo indissociável do crescimento espiritual. No que nos interessa, o livro começa dizendo assim: "Do mesmo modo como é tríplice em seus efeitos todo alimento, assim é tríplice também o caráter de toda disciplina, sacrifício e esmola". E então Krishna passa a narrar a Arjuna essas diferenças:
"Alimento que aumenta a vitalidade, que dá bem-estar, força e quietação, alimento maduro, saboroso e assimilável - esse é preferido pelos homens que obedecem à sabedoria da razão."
Certamente ele se refere aos vegetais: frutas e legumes, sementes e raízes. Tem mais:
"Alimento forte, ardido, picante, salgado ou ácido, que põe fogo no sangue e causa doenças - esse é preferido pelos homens que obedecem à ciência do intelecto". E, finalmente, os "manjares passados, insípidos e pútridos, corruptos, imundos e refugiados pelos seres superiores - esses são procurados pelos homens que obedecem à ignorância dos sentidos".
Fiquei imaginando que alimentos pútridos são esses e logo compreendi se tratar das carnes mortas, tiradas de cadáveres de animais inferiores, nossos irmãos na escala evolutiva...

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