Chico Xavier: um caso de identificação espiritual

Francisco Muniz


Certa vez, estando nosso estimado Chico em São Paulo, aproveittou para fazer uma visita de rotina ao seu médico oftalmologista, Dr. Nadir Safadi, que vinha cuidando de suas dificuldades de ordem visual.
O respeitado médico examinava as órbitas oculares de Chico com toda a atenção e cuidado que a profissão exige, quando soltou-lhe, à queima-roupa, a seguinte questão:
– Chico, me diga uma coisa, Você vê mesmo os espíritos?
Ao que Chico respondeu, prontamentee:
– Vejo, sim, senhor, Dr. Nadir. É verdade que trago comigo a faculdade mediúnica da vidência!
O médico, curioso, retrucou-lhe:
– Mas como é que enxerga os espíritos com estes olhos, assim, tão debilitados? Você os vê com estes olhos mesmo?
– Ah, não, senhor. A mediunidade vidente não depende dos olhos do corpo do corpo físico. O assunto nos exige muito estudo – disse-lhe o médium.
– Então, me diga se está vendo algum espírito aqui, em meu consultório, Chico.
– Eu confirmo que estou vendo um espírito aqui conosco, Dr. Nadir.
– Mas, então, me diga: quem é que está aqui? Qual o nome dele?
Chico parou por um momento, meio desconcertado. O espírito já havia se identificado, mas o estimado médium vacilava entre aceitar ou não aquele nome tão incomum. “Afinal – pensava Chico – será que estou sendo vítima de alguma chacota dos espíritos? Não me lembro de ter ouvido esse nome, um nome assim tão estranho, me fazendo lembrar a figura da cebola! Meu Deus, que fazer?”
Tudo isso pensava silenciosamente o médium, deixando Dr. Nadir na expecttiva da resposta.
Ante a sua insistência, Chico respondeu:
– Ele está me dizendo chamar-se Senobelino Serra. Diz ter sido natural de São José do Rio Preto. Dr. Senobelino Serra.
– Oh, Chico! Não me diga que ele está aqui conosco! – espantou-se Dr. Nadir. – Dr. Senobelino Serra foi meu professor. Foi muito amigo meu!
Mais aliviado com a confirmação da entidade espiritual, Chico completou:
– Pois, então, é ele mesmo, Dr. Nadir. Ele está me dizendo que foi designado pela Espiritualidade Maior para ajudar o senhor na profissão de médico oftalmologista, juntamente com outros amigos, porque o senhor ajuda muita gente aqui no consultório, Dr. Nadir!
Visivelmente emocionado, o médico nada mais perguntou.

(Este relato consta do livro Chico Xavier – Mandato de Amor, publicado pela União Espírita Mineira e citado por Therezinha Radetic em sua obra Chico Xavier de encarnação a encarnação (Ed. EME, 2018.)

Comentários