Programa reencarnatório

Francisco Muniz

“Não vos espanteis do que eu disse, que é preciso que nasçais de novo. O Espírito sopra onde quer, e ouvis sua voz, mas não sabeis de onde ele vem e para onde ele vai. Ocorre o mesmo com todo homem que é nascido do Espírito.” 
(João, 3:1 a 12) 
Resultado de imagem para reencarnação

De vez em quando, um crítico do Espiritismo busca um adepto da Doutrina para contestar determinados princípios, como, por exemplo, a afirmação de que os Espíritos evoluem principalmente no aspecto moral, criticando o fato de que o crime, a violência, as guerras e os vícios campeiam na Terra. Também fazem questão de se colocar contrariamente à tese da reencarnação, também ligada ao processo evolutivo, sob o argumento de que se fosse como os espíritas apregoam, haveria o mesmo número de encarnados, do ponto de vista populacional, e o progresso moral seria então efetivo. No entanto, dizem, a população do globo só aumenta e os distúrbios entre os homens parece apontar para uma direção completa oposta às afirmações do Espiritismo.

Estaríamos errados, segundo a concepção apriorística dos críticos. E eles seriam melhor informados se se dispusessem a ler com mais atenção certas obras espíritas, a exemplo de Reencontro com a Vida (Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Franco), em cujo capítulo 20 da primeira parte, intitulado “Programa reencarnatório”, no qual o autor espiritual explica o panorama conflitivo do planeta na atualidade. Segundo Philomeno, a causa de muitos dos problemas sociais, relacionais e comportamentais que experimentamos presentemente está na reencarnação praticamente em massa de verdadeiras legiões de Espíritos ainda na inferioridade, necessitados do devido reajustamento perante as sábias leis divinas.

Convém notarmos, para o bom entendimento das lições desse capítulo, que a palavra “programa” não significa exatamente planejamento, mas ação dos benfeitores espirituais que, em nome de Deus e do Cristo, executam o processo de recambiamento dos Espíritos para as experiências corretivas na matéria. E para compreendermos um pouco mais a diferença entre programa e planejamento, basta recordarmos a informação de André Luiz nas páginas de Missionários da Luz (psicografia de Francisco Cândido Xavier) ao referir-se à reencarnação de Segismundo. Aí, André salienta que a atividade de planejamento de uma encarnação é algo excepcional, porquanto a grande maioria dos reencarnantes obedece a “moldes padronizados”.

Com efeito, Manoel Philomeno ressalta que os bilhões de Espíritos ainda estacionados nas expressões do primarismo e da inferioridade moral são “programados de urgência para que mergulhem nas roupas físicas, a fim de apressarem o processo de evolução pessoal”. Sendo assim, é fácil concluirmos que, nesse processo, não é possível delinear qualquer planejamento específico. Quer dizer, não há um roteiro especial para o aprendizado desses seres, que, digamos assim, são deixados à própria sorte, ainda que assistidos pela divina misericórdia, que a ninguém desampara: “À medida que assumem as vestimentas orgânicas, desvelam os valores que lhes são peculiares, não poucas vezes dificultando a marcha ascensional das demais criaturas ou embaraçando-as com as torpezas que lhe são normais”.

Eis aí uma descrição dos tempos de intolerância, de preconceito, de exacerbação do egoísmo que presenciamos neste momento, confirmando as palavras do Cristo acerca do escândalo, que, embora necessário, penalizará aqueles que o promovam. Também convém salientar que reagir a tal comportamento é igualmente escandalizar, de forma que somos exortados a cada vez mais insistentemente orarmos e vigiarmos, para não nos vermos enredados no mesmo cipoal. Mais que execração, esses nossos irmãos infortunados carecem de maior manifestação de caridade, na forma de esclarecimento, e compaixão de nossa parte, de forma a também quitarmos uma parte de nossos muitos débitos contraídos junto à Lei.

A esse respeito, Philomeno nos diz que, ante esse quadro, não devemos ver o predomínio do mal entre as criaturas: “Há muito joio na seara, no entanto, o trigal nutriente é mais exuberante e produtivo”, afirma o Orientador, acrescentando que “para transformar a erva má em alimento, é que a reencarnação faculta a todos as mesmas oportunidades de modificação da estrutura fundamental de que se constituem”. 

Comentários