Alexandre (Psicografia de Marcel Mariano)
A qualquer aprendiz ou estudante, seja de um ofício ou de
uma arte, importa aprender o máximo que puder sobre a área escolhida,
exercitando esse conhecimento teórico no óleo lubrificante da experiência
cotidiana.
O mergulho consciente e perseverante nos livros e textos
sobre o tema abraçado, o raciocínio metódico e constante diante dos grandes
princípios que lastreiam uma arte ou doutrina são excelentes meios com que o
aprendiz se vai nutrindo lentamente da seiva generosa e farta da árvore
intelectual que escolheu para ascender no caminho do infinito aprendizado.
Essa pedagogia de cunho pessoal, em que o aluno converte-se
em mestre de si mesmo, deve ser aplicada, igualmente, ao candidato à revelação
espiritual, ora sob a denominação de Doutrina Espírita.
Doutrina sistêmica e lógica, assenta-se sobre princípios
universais, quais sejam a existência de Deus e os seus atributos, avança pelo
devassar do mundo espiritual e as multifacetadas expressões de seus habitantes;
navega pelo estudo seqüenciado das soberanas leis que incidem sobre a
consciência do ser imortal e aporta nas esperanças e consolações que aguardam
todo aquele que se permite pautar por uma ética rigorosamente estribada no cumprimento
de deveres e na austera disciplina dos sentimentos que estruturam a vida moral.
Essas quatro etapas, aqui tomadas de empréstimo de “O Livro
dos Espíritos”, de Allan Kardec, na excelente exposição metodológica ali
inserida pelo Codificador (1), atendem ao mais arrojado plano pedagógico que se
conhece, propondo-se à construção do saber espírita. Isso naturalmente nos leva
à conclusão de que o entendimento profundo dos mecanismos que regem a vida e de
como as Leis incidem sobre os destinos humanos, ofertando reações ante as ações
ou omissões perpetradas ao longo da marcha evolutiva reclama tempo e
investimento contínuo do amante da Verdade na aquisição da mesma.
Uma legítima aquisição de conhecimentos acerca dos
princípios espíritas exige que o estudo seja uma constante na vida do
apreciador dos textos espíritas, bem como é o mesmo ponte que faculta o
despertar da consciência, impelindo o aprendiz da Verdade ao raciocínio lúcido
e operante de suas potencialidades psíquicas, desdobrando-as em favor de todos
e de si mesmo, no rumo de mais altos estágios de compreensão da vida e de seus
maravilhosos mecanismos de atuação no concerto da infinita criação divina.
O saber espírita, pois, é tarefa que urge seja construída
paulatinamente, tendo em vista que dia a dia novas conquistas se fazem
necessárias, a fim de facultar a plena liberdade de ação espírita, ao mesmo
tempo em que o faz prisioneiro voluntário da Lei Maior que nos rege, porque já
estará a mesma insculpida nos refolhos da consciência profunda.
A Pedagogia, em sendo a arte de bem ensinar, na Doutrina
Espírita adquire novo brilho e renovado valor, porque não só mune de recursos
capazes de fazer o ser encarnado entender sua realidade objetiva, como antecipa
para todos o funcionamento do enigmático país dos espíritos, onde a colheita de
valores se apresenta compulsória diante de uma semeadura livre quando no
cadinho carnal. Partindo do simples para o complexo, a Ciência Espírita
descortina véus e alegoria, descerrando ao coração sedento de esclarecimento as
imortais verdades de que se alimentam as almas em despertamento para Deus.
Diante, pois, do conjunto harmonioso e rico que o edifício
doutrinário do Espiritismo se nos apresenta, nos inscrevemos na universidade do
saber espírita, manejando o ferramental da superior pedagogia Kardequiana, na
íntima esperança de que muitos outros irmãos nossos já se laurearam na forja do
sofrimento e da dor, e nós outros, em marcha lenta, poderemos cursar a cátedra
das experiências pela educandário do serviço ao próximo e, pelo verbo da
pregação vivida, que fala mais alto do que todos os discursos ociosos da Terra,
renovaremos a paisagem do mundo inteiro.
(Página recebida em 10.06.2002, em Salvador [BA].)
Nota do médium:
1. Referência às quatro partes constantes de “O Livro dos
Espíritos”, de Allan Kardec.
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