Uma "senhora" palestra

Francisco Muniz

De todas as palestras e conferências ministradas durante o 12.º Congresso Espírita da Bahia, realizado de 27 a 30 de outubro de 2005, no Centro de Convenções, a de Roberto Crema foi das mais impactantes. Pensa ele, como é o caso dos grandes homens preocupados com a situação da humana presença no planeta, que já passa da hora de cada um de nós tomar medidas drásticas voltadas para a percepção de seu papel na Terra. O Homem continua a agir irresponsavelmente, tanto no nível particular quanto no geral, e são poucos os exemplos de atitudes comprometidas com o bem estar coletivo, disse ele.
"Não sou otimista", considerou Crema, um dos fundadores, junto com Pierre Weil, da Universidade da Paz, em Brasília. "Não tenho o otimismo das pessoas ingênuas e seu que é preciso fazer esforços pra que haja condições de melhoramento. Mas não sou pessimista. Se o homem é o problema, pode ser a solução." Crema, que, segundo se sabe, não é espírita, entende que é preciso se dar mais atenção ao que o Homem traz de transcendente em si - não importa o nome que lhe deem - capaz de promover sua integração cósmica.
Enquanto ele falava, eloquente e simples, com sua voz baixa, deixava-se penetrar por uma energia desconhecida que o quase transfigurava e devolvia essa energia transformada por seu amor - energia essa que, impregnada da força singela de suas palavras, invadia corações e mentes sensíveis da plateia presente ao Teatro Yemanjá, onde mais tarde Raul Teixeira falaria sobre o desenvolvimento da consciência espiritual.
Ao final de sua preleção, e reunindo em torno de si aquela poderosa energia decorrente de sua humilde condição de um dos líderes morais da Humanidade, Roberto Crema foi aplaudido. Era, sabemos, a forma como o público costuma demonstrar sua satisfação, mas os aplausos quebraram todo o ritmo energético que se experimentava ali. Compreensivo, o médico conferencista fez uma silenciosa reverência às pessoas que o aplaudiam, felizes e já esquecidas das palavras ouvidas - e se retirou. As pessoas, por sua vez, foram saciar o estômago...

Comentários