Na casa de Zaqueu

Francisco Muniz

"É preciso que eu me aloje hoje em vossa casa." Essas palavras, ditas por Jesus a Zaqueu (Lucas, 19:1-10), guardam, em sua simplicidade, um ensinamento muito profundo. O Cristo não diz que precisa ele próprio adentrar a casa de Zaqueu. Pela colocação das palavras, percebe-se ser uma necessidade de Zaqueu receber essa visita - e mais: vê-se a imposição da Vida perante essa necessidade e só por isso Jesus se oferece para visitar a casa daquele homem.
Assim é conosco também. Temos necessidade da presença do Cristo em nossa casa - nossa alma - e ele vem a partir do momento em que nos dispomos a atender à imposição da Vida, vindo, como acréscimo de misericórdia, para que atuemos, mesmo inconscientemente, em favor dessa doce imposição, e então o Cristo se contextualiza em nós, tornando nossa casa mais harmoniosa, mais iluminada.
Entretanto, há uma condição a ser observada nessa visita de Jesus a nossa casa: é preciso que nos livremos dos excessos em nós para que a divina presença ganhe significado, porquanto o Cristo propõe a transformação daquele que se dispõe a receber seus benefícios. Livrar-se das impurezas, o excesso que empana o brilho próprio da alma, é uma necessidade evolutiva e Zaqueu soube ser esse exemplo, válido para todos nós ainda hoje.

Comentários