José Silva Martins
Tem este Decálogo a eloquência de quem já ultrapassou o pórtico dos noventa anos, com boa saúde física, mental e espiritual. Segundo um mestre de nosso idioma, “não há modo de mandar, ou ensinar, mais forte e suave do que o exemplo; persuade sem retórica, reduz sem porfia, convence sem debate, todas as dúvidas desata, e corta caladamente todas as desculpas.”
1 – “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Não faças aos outros o que não desejas a ti.” Vivendo estas duas sentenças, terás a saúde da alma, que resplandecerá na saúde do corpo.
2 – Recebe todos os acontecimentos como inevitáveis; nenhum deve afetar a tua serenidade, pois tudo o que Deus quer é melhor do que o que tu queres.
3 – Imita o relógio do sol, que só marca as horas claras. Que alegria fortaleça teu corpo e enriqueça tua alma. Que a tristeza e os aborrecimentos jamais tenham morada em tua mente.
4 – Que o teu trabalho braçal ou mental seja perfeito como se fora uma prece. Se é mental, levanta-se de hora em hora, faz leve ginástica e respiração profunda, retomando o trabalho três minutos depois, com o corpo fortalecido e a mente clareada.
5 – Pratica diariamente uma boa ação, dando ou prestando qualquer serviço a teu semelhante, melhor por atos, mas, quando impossível, por pensamento. Doar é a suprema oração a Deus.
6 – O homem se tornou carnívoro quando, anatomicamente, é frugívoro. Escravo do hábito, é difícil ser vegetariano ou frugívoro pelas tarefas que a vida moderna impõe. Serve-te de 10% a 20% de carnes, ou de peixes, que alimentam, mas também intoxicam e encurtam a vida, e 80% a 90% de cereais, legumes e frutas, que fortalecem e prolongam a vida.
7 – Assim como tens higiene diária com teu corpo externo, há outra mais importante: a higiene interna, bebendo um a dois livros de água diariamente, fora das refeições e com o estômago vazio, em diversos intervalos, a fim de que os detritos dos emunctórios sejam eliminados.
8 – Da respiração depende a vida. Respira corretamente e, de vez em quando, profundamente. Mastiga cada partícula de alimento perfeitamente; saciarás assim, com metade do teu alimento habitual, o teu apetite e economizarás forças vitais aos teus órgãos digestivos. Assim terás melhor assimilação.
9 – Fazer exercícios rítmicos e serenos diariamente, movimentando todos os membros do corpo. O melhor é a marcha, sem excluir os outros. Não durmas mais do que sete horas diárias. Repousa, se possível, com uma soneca de 10 a 15 minutos depois das principais refeições.
10 – Sê sóbrio; Nada comas fora das três refeições diárias. Antes de adormeceres, dedica cinco minutos ao exame de teus atos diários. Se bons, regozija-te; se maus, repreende-te, e esquece-os.
Comentários
Postar um comentário
Abra sua alma!