Francisco Muniz
O benfeitor espiritual Emmanuel, que até o início deste século foi o mentor do médium Francisco (Chico) Cândido Xavier, é um profundo admirador e conhecedor da obra de Paulo de Tarso.
Em seus livros da série "Fonte viva", publicados pela editora da Federação Espírita Brasileira (FEB) e que inclui as obras Vinha de Luz, Pão Nosso, Caminho, Verdade e Vida e Fonte Viva, Emmanuel faz preciosos comentários sobre passagens retiradas das cartas paulinas, oferecendo-nos um rico manancial para reflexões.
Por exemplo, ele, em vários desses livros, desdobra o conceito de Paulo acerca das três virtudes teologais - a fé, a esperança e a caridade.
Para Emmanuel, a esperança é um capacete que devemos utilizar como proteção de nossa mente, do mesmo modo como os elmos protegem a cabeça dos soldados, a fim de não nos perdermos no campo de batalha que é a alma, temendo as ameaças que nos chegam de fora, porquanto a vitória é apanágio dos que perseveram e o objetivo a ser alcançado se encontra no futuro.
O antigo mentor de Chico Xavier, igualmente, fala da couraça, ou armadura, da caridade, com a qual encetamos a luta em prol do bem robustecendo o ideal ao abrigo do coração, onde construímos o Reino dos Céus proposto pelo Cristo.
Assim compreendendo, intuímos que a fé é a espada que empunhamos para lutar contínua e incessantemente até a vitória do Bem, porquanto nos disse Jesus não ter vindo trazer a paz, mas a espada.
Eis, portanto, os equipamentos que, sabendo utilizá-los, vão nos ajudar a lutar a guerra sem trégua de nosso aperfeiçoamento espiritual, representativo de nossa salvação da condição moralmente inferior em que nos encontramos presentemente.
Excelente reflexão, querido Chico (o Muniz).
ResponderExcluirMuito obrigado, Vandinha. Deus é conosco!
ExcluirA gente até que tem os equipamentos necessários, mas ainda não sabemos utilizar com acerto. Um dia a gente acerta.
ResponderExcluirPois é, temos a eternidade inteira para fazer esse aprendizado. Mas convém começar hoje!
Excluir