Cidades do Evangelho (final)

Francisco Muniz

Como sabemos, a Doutrina Espírita teve sua gênese na França, espalhando-se depois por todo o mundo graças ao trabalho exemplar de Allan Kardec e seus colaboradores, simpatizantes do ideal cristão, do qual o Espiritismo é o prosseguimento natural. Essa colaboração na tarefa do Codificador, à semelhança do que o Espírito de Verdade comenta no Prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo, afirmando que "os Espíritos do Senhor se espalham sobre todos os pontos do mundo", verificou-se também fora da França e do próprio continente europeu. Assim é que mensagens vindas da Argélia, então uma colônia francesa na África, bem como da Alemanha, da Polônia, da Suíça e da Bélgica constam das Instruções dos Espíritos que Kardec apresenta na terceira obra da Codificação, que em 2024 completa seus 160 anos de lançamento. Com a finalidade de continuarmos enriquecendo nossa cultura espírita, voltamos nossos olhos, agora, para as cidades que, pelas razões acima, têm alguma importância na disseminação dos postulados do Espiritismo, conforme a determinação do Cristo aos discípulos de todos os tempos: "Ide e pregai!"

14. Sens



A cidade de Sens aparece nas obras espíritas a partir de 1861, quando Allan Kardec divulgou comunicação do Espírito Sócrates sobre "a ingratidão", enviada ao Codificador pelo médium Sr. Pichon. A mensagem, citada o número de março da Revista Espírita do ano citado acima, diz o seguinte: "É preciso sempre ajudar os fracos e os que desejam fazer o bem, embora sabendo antecipadamente que não seremos recompensados por aqueles a quem o fazemos, porque aquele que se recusa a vos ser grato pela assistência que lhe destes, nem sempre é tão ingrato quanto o imaginais; muitas vezes age segundo o ponto de vista determinado por Deus, embora os seus pontos de vista não sejam, e muitas vezes não possam ser apreciados por vós. Que vos baste saber que é necessário fazer o bem por dever e por amor a Deus, pois disse Jesus: “Aquele que não faz o bem senão por interesse, já recebeu a sua recompensa”. Sabei que se aquele a quem prestais serviço esquece o benefício, Deus vos levará mais em conta do que se já tivésseis sido recompensado pela gratidão do vosso favorecido."

Também veio de Sens (uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento Yonne. Estende-se por uma área de 27,86 km². Em 2010 a comuna tinha 27.110 habitantes. Era chamada de Agedinco no período romanoa mensagem assinada pelo Espírito Pascal que o Codificador inseriu nas Instruções do Cap. XI ("Amar o próximo como a si mesmo"), versando sobre "o egoísmo". Nela, Pascal afirma, dentre outras palavras, as que seguem: "O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem caridade não há tranqüilidade na vida social, e digo mais, não há segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, essa vida será sempre uma corrida favorável ao mais esperto, uma luta de interesses, em que as mais santas afeições são calcadas aos pés, em que nem mesmo os sagrados laços de família são respeitados".

Comentários

  1. Infelizmente a humanidade ainda se encontra egoísta e orgulhosa. Os sentimentos de amor e dedicação ao próximo, estão em poucos humanos. Só o tempo fará o amor florear em todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Abra sua alma!